SUSTENTABILIDADE E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Por: andreasarj • 4/6/2017 • Trabalho acadêmico • 6.114 Palavras (25 Páginas) • 300 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA
UNICARIOCA
SUSTENTABILIDADE E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Sarah Moreira
RIO DE JANEIRO
MARÇO DE 2016
SUSTENTABILIDADE E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Projeto de Pesquisa apresentado ao Centro Universitário Carioca UNICARIOCA, como requisito parcial para obtenção de grau na disciplina de Metodologia Científica.
Professor: Leonardo Ricchezza
RIO DE JANEIRO
MARÇO DE 2016
“A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza. ”
(Nagib Anderáos Neto)
RESUMO
Este trabalho foi elaborado através de pesquisas ligadas a conscientização dos cidadãos quanto a sua responsabilidade em conservar os recursos hídricos encontrados na natureza de maneira a torná-los perpétuos. Percebe-se ao longo do estudo que durante séculos os seres humanos apenas retiraram os recursos naturais e os transformaram em lucro, porém houve uma demora na percepção de que tudo o que era extraído precisava ser conservado para as gerações futuras, o que ocasionou em diversos problemas sociais, como principalmente, a poluição das águas. Descobre-se então a importância de, além de preservar o que já existe, utilizar-se de tecnologias para melhorias, reuso e aproveitamento do que outrora destruiu-se, através de estudos que possibilitassem um novo olhar sobre o planeta. O estudo contribuiu para um melhor entendimento do papel do cidadão, das empresas em geral e da importância do incentivo a uma visão sustentável desde a educação inicial. A pesquisa concluiu que o avanço econômico deve estar inteiramente acoplado ao conceito de sustentabilidade. E para que de fato haja avanço, é necessário unir a força das nações em prol desse mesmo objetivo.
Sumário
1 RESUMO 9
2 INTRODUÇÃO 6
3 A ÁGUA POTÁVEL NO BRASIL 7
3.1 Brasil, a maior reserva mundial de água potável 7
3.2 Localizações geográficas e distribuição 7
4 AS LEIS QUE REGEM OS RECURSOS HÍDRICOS 8
4.1 Código de Água (decreto nº 24.643/1934) 9
4.2 Águas na Constituição Federal 10
4.3 Agência Nacional de Águas 12
5 DANOS CAUSADOS PELO MAU USO DOS RECURSOS HÍDRICOS 13
5.1 Desperdício de água 13
5.2 Poluição dos rios 14
6 PROJETOS E PROPOSTAS PARA A UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA 16
6.1 A utilização da água – racionamento 16
6.2 Tecnologia de tratamento de água 17
6.3 Gestão hídrica nas empresas 19
7 CONCLUSÃO 21
8 REFERENCIAS 22
INTRODUÇÃO
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Durante muitas décadas a humanidade extraiu da natureza os recursos dos quais necessitava para geração de suas atividades. Porém, pouco se pensava na questão da preservação, tal atitude levou muitos países inclusive o Brasil, a subirem um degrau a mais em relação ao desenvolvimento industrial, mas de forma insustentável, o que levou no decorrer dos anos, a percepção de que a maioria dos recursos que a natureza proporcionava demorava décadas para se reconstituir.
A Conferência da ONU de 1972 deflagrou o alerta, pois mostrou ao mundo os efeitos do desenvolvimento e da industrialização sem um planejamento e uma cautela especial na preservação dos recursos naturais. Com base nessas pesquisas destacaremos a gestão hídrica no conceito sustentável, visto que a água é considerada o bem mais precioso do século XXI e vem sofrendo paulatinamente o risco de escassez, em escala mundial, o que constitui um dos principais problemas do milênio. Nesse sentido, indaga-se de que maneira o ser humano utilizará os recursos hídricos garantindo que as próximas gerações não sofram com a completa escassez?
A ÁGUA POTÁVEL NO BRASIL
Brasil, a maior reserva mundial de água potável
O país possui a maior reserva mundial de água doce, sendo cerca de 12% das reservas de água doce que se encontram disponíveis em todo planeta, somente a bacia amazônica concentra 70%, o restante é desigualmente distribuído para a população. O Nordeste possui menos de 5% sendo grande parte das reservas subterrâneas, com o nível de sal acima do limite para o consumo humano.
A maior reserva mundial encontra-se no Brasil, um manancial de água doce subterrâneo transfronteiriço chamado Aquífero Guarani, sendo este subjacente a quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguaia.
...