Segurança do trabalho
Por: Aline2104 • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.355 Palavras (10 Páginas) • 279 Visualizações
TÍTULO:
Soluções RH Consultoria
Aluno (s):
Aline Gabrielle Barbosa Brito
Carlos Antonio
Jonathan Washington Oliveira Castro.
José Hélio Barbosa.
Kaliny do Nascimento Mendonça
Pedro Higo Rodrigues
Rhayanne Emanuelle de Souza Andrade
Orientador (es):
Emanuel Xavier
INTRODUÇÃO
O setor de Saúde e Segurança de uma empresa é responsável pela qualidade de vida dos seus funcionários.
Na Soluções RH Consultoria não é diferente, somos uma empresa ergonomicamente correta, fazemos de tudo para que os nossos colaboradores tenham o maior conforto e qualidade para exercer suas tarefas diárias, sabemos que cuidando da saúde corporal do mesmo estamos ganhando qualidade de serviço, um funcionário feliz no trabalho também é feliz em sua vida pessoal e todos saem ganhando. Não paramos por aí, disponibilizamos um tempo para treinamentos de segurança no trabalho e ginastica laboral para a evolução dos nossos colaboradores, fornecendo o mapa de risco da nossa empresa para que eles saibam onde estão os riscos da nossa empresa e onde eles podem encontrar o auxílio para qualquer que seja o acidente ocorrido ou que venha a ocorrer.
ERGONOMIA
Segundo MÁSCULO e VIDAL ( 2011, p. 2), “Ergonomia é a ciência que estuda e transforma a realidade do trabalho das pessoas buscando ganhos de produtividade através de sua componente principal, o conforto humano.”
O termo Ergonomia é derivado das palavras grega Ergon (trabalho) e nomos (normas, regras, leis).
A Soluções RH consultoria é uma empresa que se considera ergonomicamente correta, pelo fato de que prezamos pela qualidade de vida e conforto o nosso funcionário.
Exemplos de observações que nossa empresa preza e realiza com fiscalizações diárias.
A nossa empresa cobra posições no trabalho que as deixem mais relaxada possível, sem posições forçadas. Pedindo que altere as posições com frequência.
- A borda superior da tela do monitor deve ficar no mesmo nível da linha dos olhos do usuário (linha do horizonte). Se o monitor ficar um pouco mais baixo, não tem problema, desde que você não tenha que dobrar o pescoço, mantendo-o em posição natural.
- Os reflexos na tela dos monitores devem ser evitados através de mudanças no layout e da posição do monitor.
- Não trabalhamos com telas espelhadas existentes no mercado que, ao contrário do que propõem, aumentam os reflexos. O conforto visual deve ser buscado com ajuste do brilho e contraste no próprio monitor.
- O monitor deve ficar à frente do usuário, sendo aceitável que seja lateralizado em 20º até 25°, no caso de postos em que haja atendimento a interlocutores.
- O teclado deve estar posicionado em frente ao usuário e ao monitor.
- As mãos devem ficar retas, sem desvios para cima, para baixo ou para os lados.
- Os antebraços devem ficar mais ou menos paralelos ao piso, com os cotovelos em ângulos de 90º ou mais abertos.
- O mouse deve ficar em posição que permita que o cotovelo fique próximo ao corpo, sem desvios dos ombros e punhos.
- A cadeira para trabalho com computadores deve ser regulável e com rodízios. Cada usuário deve conhecer os ajustes possíveis da cadeira e fazer a regulagem necessária para o seu maior conforto.
- A posição de trabalho deve ser a mais relaxada possível, sem posições forçadas. Alterne as posições com freqüência.
- A borda superior da tela do monitor deve ficar no mesmo nível da linha dos olhos do usuário ("linha do horizonte"). Se o monitor ficar um pouco mais baixo, não tem problema, desde que você não tenha que dobrar o pescoço, mantendo-o em posição natural.
- Os reflexos na tela dos monitores devem ser evitados através de mudanças no layout e da posição do monitor. Quando isso for impossível, deve-se lançar mão de persianas e cortinas.
- Não é recomendável o uso de telas espelhadas existentes no mercado que, ao contrário do que propõem, aumentam os reflexos. O conforto visual deve ser buscado com ajuste do brilho e contraste no próprio monitor.
- O monitor deve ficar à frente do usuário, sendo aceitável que seja lateralizado em 20º até 25°, no caso de postos em que haja atendimento a interlocutores.
- O teclado deve estar posicionado em frente ao usuário e ao monitor.
- As mãos devem ficar retas, sem desvios para cima, para baixo ou para os lados.
SEGURANÇA DO TRABALHO
A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacional, médica e psicológica utilizadas para prevenir acidentes seja eliminado condições inseguras do ambiente, seja instrumento ou convencendo as pessoas da utilização de praticas preventivas. Ela é indispensável ao desempenho satisfatório do trabalho. (CHIAVENATO, 2004, P. 352).
A Segurança do Trabalho, faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços, melhorando as relações humanas no trabalho, sendo assim a empresa só ganha. É importante lembrar que o profissional em segurança do trabalho tem que se apoiar nas normas e leis, fazendo assim sempre terão mais chances de acertos, vão aqui algumas dicas em segurança no trabalho:
- Conheça a sua empresa;
- Grau de Risco: é importante conhecer o grau de risco principal e o secundário;
- CIPA: Procure contato imediato com as cipeiros da empresa se tiver,
- Registro do SESMT: Antes de fazer o registro do SESMT, Faça o dimensionamento para saber se realmente a empresa esta cumprindo o que o dimensionamento do nr4 determina.
Importante:
Não improvisar: é uma regra de ouro de segurança do trabalho, pois o improviso é uma das maiores causas de acidentes de trabalho.
Qualidade de Vida:
Chiavenato (2004b, p.367) define que a QVT "representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com sua atividade na organização".
Qualidade de vida, não é um simples modismo, algo passageiro a preencher o tempo dos leitores para em seguida, ser descartada. Muito pelo contrario, ela se constitui em um dos objetivos a ser alcançado no presente estagio de desenvolvimento da humanidade.
Como a qualidade de vida pode ser definida? A qualidade de vida não é mais uma questão a ser definida dentro dos programas de qualidade das empresas, vai muito além, é uma questão a ser buscada total dentro das empresas. É o tempo de transito e as condições de trafego, entre o local de trabalho e moradia, é o ambiente que a empresa disponibiliza ao funcionário.
...