Sistemas de Amortizações
Por: Taw2018 • 3/5/2018 • Monografia • 3.826 Palavras (16 Páginas) • 196 Visualizações
Universidade Cidade de São Paulo
Trabalho de Matemática Financeira
Sistemas de Amortizações
Prof. Francisco Echalar
Andrea Nogueira Perestrelo – RGM 17055083
Gabriela Justi Ribeiro da Silva – RGM 16314255
Pâmela Goes de Farias – RGM 15517896
Tawane Vivianne Soares Sacramento – RGM 16304390
Administração – 4ºB
São Paulo - 10/11/2017
Introdução
Atualmente, o mercado financeiro disponibiliza uma ampla opção de crédito para quem almeja financiar imóveis, carros, investimentos no próprio negócio, entre outros. Uma grande parte das indústrias financeiras disponibiliza um capital que deve ser devolvido com juros. Consequentemente, há inúmeros meios de quitar os empréstimos, dentre eles, pode-se destacar os sistemas de amortização francesa (SAF / PRICE), e também, o sistema de amortização constante (SAC).
No sistema de amortização, cada prestação funciona como uma parte do valor total, e com isso inclui-se os juros, e o saldo devedor restante. Ao longo do trabalho, explicamos e desenvolvemos cada sistema e seus respectivos procedimentos, para isso construímos todas as tabelas de amortização com a ferramenta Excel, o anúncio escolhido e estudado para esse trabalho, foi uma oferta envolvendo o modelo do carro Voyage (1.6) Comfortline 17/17 na cor vermelha, no valor de R$ 50.590,00 dividido em 18 parcelas, e com taxa mensal de 0,99%.
Anúncio
[pic 1]
Definições
A amortização constitui-se no método de diminuição do saldo, geralmente de uma dívida, através do pagamento periódico de parcelas. Tais pagamentos, em geral, são mensais e há duas formas para a diminuição do saldo devedor, a tabela PRICE, a qual possui parcelas constantes. E também, o Sistema de Amortização Constante (SAC), onde há amortização contínua.
- Sistema de Amortização Constante (SAC)
Quando paga-se uma parcela de um empréstimo, somente é considerado o valor total. Normalmente, não é especificada que parte desse total, é a diminuição da dívida, e parte disso, correspondem os juros da operação.
No Sistema de Amortização Constante (SAC), as parcelas são decrescentes, portanto, as primeiras parcelas possuem uma parte maior de juros, porque os valores serão menores mensalmente. Dessa forma, a amortização é constante e o saldo devedor diminui linearmente até chegar a zero. Esse sistema é muito utilizado em empréstimos bancários de longo prazo, como por exemplo, no financiamento de imóveis.
- Sistema de amortização francês (Tabela SAF / PRICE)
O autor desse sistema foi o inglês Richard Price, e no século XIX esse sistema foi empregado na França. A tabela Price (denominada também, como, Sistema de Amortização Francês – SAF) tem como principal peculiaridade o valor das prestações, as quais sempre são iguais. Dessa forma, a dívida é quitada totalmente por meio de “n” prestações iguais.
...