Sociologia
Por: Camila melo • 12/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.752 Palavras (12 Páginas) • 663 Visualizações
O Indivíduo e a Sociedade
- Qual a importância da vida em grupos os seres humanos?
R: A vida em grupo, a interação com outros indivíduos faz com que as características humanas possam ser desenvolvidas, transformando o animal homem em um ser humano.
- O que são interações sociais?
R: São as ações recíprocas de ideias, atos ou sentimentos entre pessoas e ou entre grupos.
- O que são processos sociais?
R: São interações repetitivas de padrões de comportamento comumente encontrados na vida social.
- Quais são os processos sociais mais importantes e considerados como básicos?
R: São eles: a cooperação, competição, acomodação, assimilação e conflito.
- O que é cooperação? Cite exemplos do seu cotidiano.
R: Cooperação é uma ação comum para realizar determinadas atividades para um determinado fim. É o trabalho em equipe com objetivo comum. A arrecadação de alimentos para doação à pessoas necessitadas é um exemplo.
- O que é competição? Cite exemplos do seu cotidiano.
R: Cooperação é uma ação comum para realizar determinadas atividades para um determinado fim. É o trabalho em equipe com objetivo comum. A arrecadação de alimentos para doação a pessoas necessitadas é um exemplo.
- O que é um conflito? Em que define da competição? A sociedade pode coexistir com o conflito? Cite um exemplo no cenário mundial.
R: É um processo pelo qual pessoas ou grupos procuram recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores. Diverge da competição, por ser, o conflito baseado em atitude consciente, emocional e transitória. A sociedade pode coexistir com o conflito, como por exemplo, nas guerras entre nações.
- O que é o processo social conhecido como acomodação? Exemplifique.
R: Ocorre quando um indivíduo ou grupos se ajustam a uma situação de conflito sem terem admitido mudanças importantes nos motivos que deram origem ao conflito. Consiste em criar acordos temporários entre os oponentes. A acomodação pode ser vida curta ou perdurar durante séculos. Por exemplo, o tratado de Tordesilhas, firmado entre Portugal e Espanha.
- O que é assimilação? Exemplifique-a como um processo de difusão cultural. Exemplifique com processos históricos concretos de diferentes países.
R: É um processo que implica que os indivíduos ou grupos alterem profundamente suas maneiras de pensar, sentir e agir. É um processo longo e complexo, que garante uma solução permanentemente para os conflitos. O melhor exemplo são as correntes imigratórias do Brasil que passaram a se identificar de modo que a nova cultura passou a fazer parte dela.
- Estão aumentando as interações sociais do ponto de vista global? Há uma intensificação dos processos sociais básicos? Identifique e exemplifique.
R: Sim. Sim. Com o crescimento da tecnologia e a difusão cada vez mais rápida das informações e noticias no cenário mundial, as interações sociais, as trocas de informações e ideias, e o compartilhamento cultural tornaram-se mais efetivos. Os meios de comunicação, as redes sociais, por exemplo, intensificam os processos sociais.
- O que é socialização?
R: É o processo no qual o ser humano vai aprendendo o modo de vida de sua sociedade desenvolve a capacidade de funcionar como indivíduo e como membro do grupo é o que denominamos socialização.
- Discuta o conceito de personalidade.
R: Personalidade é o sistema de tendência do comportamento total de uma pessoa.
- O homem adquire personalidade própria ou já nasce com ela? Explique.
R: Ele adquire personalidade no momento em que nasce, continua ao longo de toda a sua vida e só acaba quando a pessoa morre.
- O que é uma “personalidade normal” em determinada sociedade?
R: A “personalidade normal” difere muito de uma sociedade para outra e dentro de uma mesma sociedade podem existir várias “personalidades normais” em função das culturas existentes.
- Como a criança adquire as tendências de comportamento aceitas pelo grupo social?
R: A criança adquire as tendências através de uma ampla definição que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, os costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos em sociedade, e essa aquisição é obtida pelo processo de socialização.
- O que são os tipos positivamente sancionados de personalidade?
R: Os heróis são positivamente sancionados de personalidade que os sujeitos sociais são levados a copiar o que contribuem para o processo de socialização, os heróis são símbolos sociais mais expressivos, apresentando traços de personalidade que se querem imitar, o herói é sempre um exemplo a ser seguido.
- Há tipos positivamente sancionados em qualquer grupo social? Exemplifique.
R: Os símbolos sociais contribuem para uma valorização e perpetuação de determinado sistema; podem ser manipulados, criados e servirem para determinado grupo social dominante, imponha valores ideais aos demais.
- O que são valores sociais?
R: Os valores variam com as civilizações e, no interior de uma mesma civilização, com os grupos, camadas e classes sociais. Do mesmo modo os valores variam com o tempo numa mesma civilização e nos mesmos grupos sociais. Os valores é que determinam numa civilização para o qual vale a pena viver e, eventualmente, morrer. Os valores muitas vezes variam radicalmente de uma cultura para outra.
- O que é juízo de valor? Por que emitimos juízos de valor?
R: Os valores se organizam em um ideal, que a sociedade impõe aos seus membros. Tal ideal se orienta os pensamentos e os atos dos indivíduos. Os mulçumanos que cometem ato de terrorismo suicida, possuem como ideal morrer por “ala”, na luta conta os infiéis; e consideram travar uma guerra santa a qual a morte é valorizada, sendo importante para qualquer família que cultiva esses costumes possuir em seu seio alguém que tenha morrido por esses ideiais.
...