Sociologia Geral e História da Humanidade
Por: crafaelbsoares • 29/8/2019 • Trabalho acadêmico • 718 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
Sociologia Geral e História da Humanidade
Exercícios 30/07/2019 – 1º Perído – Professor
NOME:
Sociologia Geral
1- BASICAMENTE, AS CIÊNCIAS SOCIAIS OCUPAM-SE DOS ESTUDOS E ANÁLISES DAS RELAÇÕES HUMANAS EM TODAS AS SUAS FORMAS.
2- A) SOCIOLOGIA. GRUPO SOCIAL: IGREJA.
B) ECONOMIA. FENÔMENO CAPITAL E TRABALHO.
C) ECONOMIA. FENÔMENO CAPITAL E TRABALHO.
D) POLÍTICA. FENÔMENO DOS REPRESENTANTES E REPRESENTADOS.
3- OS FENÔMENOS DA VIDA EM SOCIEDADE POSSUEM CAMINHOS AMPLOS E ENTRELAÇADOS NO QUAL O RESULTADO FINAL OU INICIO DE QUALQUER RELAÇÃO HUMANA DEPENDERÁ, MESMO QUE DISCRETAMENTE E INVISIVEL AOS OLHOS, DA CONJUNTURA DAS CIÊNCIAS SOCIAS.
POR EXEMPLO: UM INDIVÍDUO QUE SEMANALMENTE VAI A IGREJA OU ALGUMA OUTRA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA EXERCER A SUA FÉ, INDEPENDENTEMENTE DA CRENÇA, SENDO QUE ESTE MESMO INDIVÍDUO POSSUÍA O HÁBITO DE A CADA MÊS DOAR UMA CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA PARA TAL IGREJA É DEPARADO COM UMA NOTÍCIA DO SEU CHEFE QUE ESTÁ DEMITIDO DEVIDO A UMA CRISE FINACEIRA ACARRETADA POR UM DECRETO GOVERNAMENTAL QUE DIFICULTOU A VIDA DO EMPRESÁRIO E QUE POR ESSE MOTIVO A EMPRESA ESTARIA DISPENSANDO ALGUNS FUCIONARIOS.
4- DEVIDO A NECESSIDADE NATURAL QUE EXISTE ENTRE O HOMEM E A MULHER. A RELAÇÃO ESTÁ PRINCIPALMENTE NAS CONSEQUENCIAS ACARRETADAS POR ESSA RELAÇÃO.
5- AS PRINCIPAIS TRANSFORMAÇÕES TRAZIDAS APÓS AS REVOLUÇÕES SUPRACITADAS ESTÃO NO ÂMBITO TRABALHISTA DEVIDO A NOVA VISÃO QUE O “OPERÁRIO” ADQUIRIU E A INCERSÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO. SENDO ASSIM, A SOCIOLOGIA DESTACOU-SE E ADQUIRIU MAIOR IMPORTÂNCIA NA ÉPOCA POIS TINHA COMO FUNÇÃO TRAZER EXPLICAÇÕES DESSAS NOVAS RELAÇÕES SOCIAS.
6- DEVIDO AO PIONEIRISMO NOS ESTUDOS CIENTÍFICOS NA ÁREA.
7- SOCIOLÓGICA, FILOSÓFICA E POLÍTICA. A DOUTRINA SOCIOLÓGICA QUE SE BASEAVA NA FORMAÇÃO DOS GRUPOS SOCIAS E A DOUTRINA POLÍTICA CARACTERIZAVA PELOS ESTUDOS NA VISÃO DE ORGANIZAÇÃO/ESTADO.
8- A estática parte da investigação das estruturas sociais, aquelas sobre as quais a sociedade se estabelece no momento presente. E a base da dinâmica social é a aceitação de que ela é fruto do acúmulo das mudanças históricas.
9- Comte entendia que a história do pensamento humano caminhava em estágios. Em sua filosofia da história, ele elaborou a lei dos três estados, na qual afirmava que o pensamento e o espírito humano desenvolviam-se por meio de três fases distintas: a teológica, a metafísica e a positiva.
Na fase teológica, as observações positivas e o uso da ciência como forma de construção do conhecimento eram precários.
Na fase metafísica, que tem como exemplo o período histórico do Renascimento, o pensamento humano passou a enxergar o mundo a partir de termos naturais.
O estado positivo, por sua vez, segundo Comte, caracteriza-se pela subordinação da imaginação e da argumentação à observação.
História da Humanidade
1- BASEADO NO TEXTO “ORIENTE E OCIDENTE: DEMARCAÇÃO” DE MARIO B. SPROVIERO – PROF ASSOC DLO-FFLCHUSP, DISPONÍVEL EM HTTP://WWW.HOTTOPOS.COM/MIRAND4/ORIENTEE.HTM
...