Sustentabilidade x Gestão de riscos
Por: José Renato da Silva • 3/12/2015 • Ensaio • 761 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
TRABALHO:
A importância da gestão de riscos para a sustentabilidade das organizações.
FUNCEFET: CURSO: PÓS /GRADUAÇÃO (QSMS)
PROFESSOR: Ivan TURMA: 203 - DATA: 22/03/14
ALUNO: Cosme de Oliveira Silva MATRICULA: 08720307
A importância da gestão de riscos para a sustentabilidade das organizações.
A sustentabilidade das organizações não se constrói com maior responsabilidade social e melhor gestão ambiental. Se constrói a partir de um bom negocio ou atividade, economicamente viável, com tratamento correta das questões sociais e ambientais.
Após se consolidar o econômico é possível o algo mais no social e no Ambiental. É possível e é cobrado o Gerenciamento de riscos Corporativos Associados á Sustentabilidade.
A Sustentabilidade das organizações está relacionada aos ciclos de vida.
Nascimento, infância, adolescência, maturidade, velhice, Idéia, criação, desenvolvimento produto, estruturação básica, fortalecimento organizacional, estabilidade, burocratização
para postergar o fim (perenidade), permanente rejuvenescimento.
Não há mais estabilidade. A maioria das organizações desaparece antes. O Gerenciamento de riscos Corporativos Associados á sustentabilidade Organizacionais que atingem tamanho, liderança e imagem são percebidas como vitoriosas, economicamente fortes e com mais perspectivas de continuidade em longo prazo e, portanto, como sustentáveis.
Passam a ser mais cobradas e vigiadas, com expectativas de dividir resultados e contribuir mais, principalmente em questões de responsabilidade social e ambiental. Aos ganhos juntam-se potencias perdas = (Riscos de Perdas). O gerenciamento de riscos Corporativos Associados á sustentabilidade.
Dessa forma, torna-se necessário que os profissionais da área do licenciamento ambiental entendam a importância de sua atuação num contexto mais abrangente e estratégico para as organizações, contribuindo para transformar o estudo de impacto ambiental (EIA) e seu respectivo levantamento de aspecto e impacto ambientais em instrumentos de gestão corporativa de riscos socioambientais – os quais podem ser por meio de um painel de controle específico, de acesso, alimentação e operação comuns pelas equipes de licenciamento, de sistemas de gestão, de sustentabilidade, jurídica e de gestão de riscos e compliance da organização, por exemplo.
É essencial também que os profissionais responsável pelo gerenciamento de sistema de gestão reconheçam a importância, inclusive econômica, da melhoria contínua, da gestão da eco eficiência e da análise do ciclo de vida de produtos e serviços,mensurando e monitorando o desempenho dos diversos processos ao longo de toda a cadeia de valor,contribuindo assim para a redução e otimização dos custos operacionais e logísticos.
Em contra partida, os profissionais da área da gestão corporativa da sustentabilidade devem assumir seus papéis como elementos essenciais na cadeia de gestão e operação das organizações, colocando as funções estratégicas, gerenciais e operacionais de rotina no mesmo patamar de relevância que os trabalhos de compilação e reporte periódico de informações ou de engajamento com stakeholders, por exemplo.
...