TG 2º Semestre
Por: Hrtc • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 425 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
Referente ao tema proposto no TG, nossa analise do texto: o menino e a caixa.
O texto foi apresentado de forma subjetiva de como funciona o processo de aprendizagem baseado no sentido figurado. A princípio fica evidente que o menino do texto representa o aluno em sala de aula que observa tudo que o professor tenta lhe passar, sem conseguir entender a verdadeira finalidade do conteúdo. Os personagens do texto representaram fatores importantes nesse processo.
O menino, simboliza o aluno, aquele que recebe informação e conhecimento, mas não absorve. O entregador de objetos por sua vez representa o educador que com seu conhecimento tenta nos transmitir o saber. A caixa, apenas um objeto que cumpre um papel importante no que se diz respeito à compreensão, ou seja, captar novas ideias. O texto deixa claro que o menino não se preparou e não soube acompanhar esse processo de aprendizagem e conhecimento, sem critério nenhum, armazenava tudo sem prévio entendimento ou conhecimento, o que ia sendo jogado na caixa era deixado de lado e logo esquecido. Por isso o menino seguia diariamente aquela rotina maçante, a sua caixa estava sempre aberta para novas informações, ideias e conhecimentos, sendo depositado uma grande quantidade de informações que se não forem bem administradas alcançam com certeza a estagnação.
Encaminhando
o contexto pode ser usado para a nossa vida no cotidiano pois nos mostra o menino que junta todos os objetos numa caixa, até o ponto de ela estourar por causa da grande quantidade de tudo o que havia nela. Entendemos que todos devemos usufruir de qualquer informação ou ideia que nos é apresentado e absorver ao máximo todo conhecimento transmitido, desde que ao contrário do menino, façamos uma filtragem daquilo que nos será útil, ou não para o nosso enriquecimento intelectual, estabelecendo metas que é fundamental.
Para finalizar, entendemos que os alunos ou educandos são claramente representados pelo menino, e os educadores e professores representados na figura do entregador. O texto nos deixa bem claro que por mais que tenhamos acesso às informações, as ideias nunca surgirão sozinhas enquanto apenas recebemos e a deixamos de lado, assim como fazia o menino, sempre protelando. Pudemos então concluir que o menino jamais deve permanecer passivo, apenas recebendo e jogando as coisas de lado, e a partir do momento que se toma uma atitude, as ideias surgem.
O mais importante que pudemos aprender com o texto, é que não devemos ser somente meros ouvintes, ou receptores, devemos estudar, dar luz ao entendimento, passarmos para a aplicação. E dela com certeza, gradativamente chegar a excelência.
...