TRABALHO
Por: camilathibes • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.552 Palavras (15 Páginas) • 297 Visualizações
AULA TEMA - CONCEITO E FORMAS DE INVESTIMETO, A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES
1 - O CONCEITO DE INVESTIMENTO
O conceito de investimento é utilizado no dia a dia das sociedades modernas, podendo ser encontrada com facilidade em manchetes de jornais, sites na internet, declarações políticas e autoridades no assunto, as vezes, podendo ser um tanto confuso a compreensão de quem se baseia apenas em leitura de jornais ou divulgação midiática, já que diversas coisas, são tratadas como investimento. Varias situações do nosso dia a dia podem ser tratadas de forma genérica como investimento, conforme exemplos abaixo; (FONTE)
- Aquisição de imóvel;
- Aquisição de veiculo;
- Guardar dinheiro na caderneta de poupança;
- Comprar dólares e guardar em casa;
- Abertura de empresa;
- Construir uma fabrica;
- Cursar uma faculdade;
- Estudar inglês;
De acordo com Olivo (2005, pg. 16).
Existem muitos outros exemplos que poderiam ser citados, e que aumentam a confusão geral em relação ao que é investir. Afinal, o que todos estes exemplos tão diferentes já citados têm em comum? O que é um investimento? Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Essa é a característica comum a todos os exemplos citados.
Segundo Olivo (2005, pg.17) “Desta forma, abrir uma empresa e cursar uma faculdade, atos aparentemente sem relação nenhuma. Podem ser entendidos como investimentos, uma vez que, neles renuncia-se recursos no presente em prol de mais recursos no futuro.”
Olivo (2005, pg.17) Chega à conclusão que investimento é todo ato que implique a renuncia de recurso no presente com a expectativa de maior ganho futuro.
1.1 - OS TIPOS DE INVESTIMENTO
Existem diversos tipos de investimentos, mas basicamente, dividem-se em três grandes categorias, definidas com relação a sua origem. Sendo assim pode-se dizer que os tipos básicos de investimento são:
- Investimentos Públicos: Recurso disponibilizado pelo governo ou entidades publica com o fim de gerar o bem estar social. Os investimentos públicos, no geral, não têm como objetivo gerar retorno financeiro, mas sim retorno social.
- Investimento Privado: Recursos disponibilizados por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com o intuito de gerar retorno financeiro ao investidor. Neste caso os investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos para qualquer país capitalista.
- Investimentos Mistos: Recursos disponibilizados por entidades publicas e por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento é utilizado em empresas de capital misto, que tem como objetivo, gerar retorno financeiro e também bem-estar para a sociedade.
(FONTE DE TUDO QUE FOI CITADO ACIMA)
2 - IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE CUSTOS NA ORGANIZAÇÃO
Perante a um mundo em que a economia se torna cada vez mais globalizada a complexa cria a necessidade de informações de custo como instrumento de auxilio para a administração tornando seus esforços produtivos e eficazes, sendo isto possível através da análise de custo, com o advento das empresas industriais, assumindo maior importância na produção de produtos e serviços cada vez mais competitivos, acarretando dessa forma um impacto na análise dos custos para fins de controle e tomada de decisão e planejamento estratégico.
(FONTE)
3 - Formas de Investimentos no Mercado Financeiro
Os investimentos financeiros são formas que algumas pessoas encontram para guardar seu dinheiro para uso futuro, ou quando houver necessidade de reserva podendo ter onde recorrer.
De acordo com Marcio Carneiro (2012) “Todo e qualquer tipo de investimento no mercado financeiro traz risco na sua formação e composição. Não há como se buscar uma melhor rentabilidade quando das aplicações financeiras sem que haja vantagens e também desvantagens, estas explicadas pelos riscos naturais dos negócios”.
Existem várias formas de investimentos financeiros com bons resultados. Neste trabalho iremos relacionar alguns desses investimentos.
3.1 - Poupança:
Este investimento também conhecido como Caderneta de Poupança é realizado através de um Banco, necessita apenas que o Cidadão vá até um Agencia levando com ele seus documentos pessoais e um comprovante de Renda, e o valor que pretende investir, esse valor não tem limite mínimo o cidadão pode começar com quanto ele quiser e também quando ele quiser, pois os Bancos não exigem que seja maior de idade. (CAIXA ECONOMICA FEDERAL).
Segundo ASSAF NETO, 2003, pg.8.
“O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo tem como instituições integrantes a Caixa Econômica Federal, sociedades de crédito imobiliário, associações de poupança e empréstimo e bancos múltiplos, a captação de recursos (funding) destas instituições é identificada principalmente pelas cadernetas de poupança e pelos fundos provenientes do FGTS."
Segundo a Caixa Econômica Federal a Poupança paga juros ao Cidadão que geralmente giram em torno de 0,5%, é um juro pequeno que gera pouco rendimento, mas além de ser uma das formas mais comuns e fáceis é também bastante segura.
Rafael Seabra (Revista veja, 2014) ressaltou que “...A caixa Econômica Federal é o maior depositário e incentivador desse tipo de investimento, havendo ganhado por vários anos o prêmio Top Of Mind no segmento poupança”.
3.2 - Ações:
As ações são negociadas na bolsa se valores, e comprando-as o cidadão tem direito a parte daquela empresa, tendo assim direito de parte de seus lucros e também prejuízos. Quando o cidadão compra um grupo de ações de uma Empresa ele passa a ser um sócio dessa empresa, tendo direitos conforme o tanto de ações que ele comprar.
As empresas devem ser credenciadas para participar da bolsa de valores e existem as Corretoras de Valores que fazem o intermédio entre o investidor o a bolsa.
Existem dois tipos de ações as Ordinárias (ON) ou Preferenciais (PN), nas duas o cidadão tem direito dos lucros da empresa, porém somente na ON terá direito a voto nas assembléias da empresa.
De acordo com Artur Salles Lisboa de Oliveira – 2013 pg. 01
“Todo investidor de ações sabe a importância dos fluxos financeiros oriundos dos Estados Unidos na performance da Bolsa de Valores brasileira. É uma dependência irritante na maioria das vezes, sendo que apenas em momentos de ‘descolamentos’ entre os índices dos dois países representa ou um alívio ou uma grande frustração”.
...