TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHOS ACADÊMICOS

Por:   •  25/10/2015  •  Seminário  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

FÓRUM AVALIATIVO DA UNIDADE 01 – SOCIEDADE, DIREITO E CIDADANIA – UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI – ADMINISTRAÇÃO 4º SEMESTRE – GEX VA

Preconceito racial: uma atitude que nasceu e se desenvolveu junto com o Brasil

"A sociedade atual afirma categoricamente que não possui preconceito racial, que independente da raça as pessoas são todas iguais, mas na prática o que se tem é uma situação totalmente oposta, onde os mais diversos tipos de preconceitos ficam aparentes todos os dias, nos mais diversos setores da sociedade.

Hoje virou moda afirmar que o Brasil é um país “em desenvolvimento”, o que não pode ser contestado, mas será que só acabaremos com o preconceito racial no dia em que formos desenvolvidos? Será que esta atitude preconceituosa se perpetuará, pelo simples fato de fazer parte da gênese do povo brasileiro? Até quando as políticas públicas terão que se preocupar em criar leis, cotas, dentre outras posturas que poderão vir, para que o negro possa viver melhor numa sociedade que, também, é sua? Estes questionamentos só podem ser respondidos com atitudes individuais, e que, depois de, unidas se transformarão em coletivas. Isso mesmo, a coletividade só aparecerá quando as atitudes individuais, positivas, forem verdadeiras."

Você acredita que as atitudes preconceituosas tendem a estratificar cada vez mais a nossa sociedade? Justifique sua resposta com exemplos. ​

Sim, sem dúvida, até porque as políticas de criação de leis, de cotas e afins, ao invés de promover a igualdade entre as raças, estão estratificando (e por que não dizer discriminando e, não é só os negros) ainda mais a sociedade. Estamos numa sociedade que infelizmente não se conforma com a ascensão dos negros no meio social, pois quando isso ocorre, esta mesma sociedade ataca ainda com mais hostilidade e discriminação. Vejam o caso da jornalista Maria Júlia Coutinho, simplesmente quando ela estava numa situação de destaque no Jornal Nacional apresentando a previsão do tempo, os perfis das redes sociais de um bando de baderneiros (para não chamar de outro nome), começaram a proliferar posts discriminatórios contra a jornalista, que em parte esta turma teve punição (deveria ter sido total, pois teve gente que saiu ilesa dessa história). E quanto a ser um país em desenvolvimento ou desenvolvido, não há justificativa, pois existem países desenvolvidos mundo afora que são ainda mais racistas, que até matam os negros e minorias. Portanto, ninguém nasce racista, isso é a sociedade e a humanidade que impõe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com