TRANSCRIÇÃO LINGUAGEM ORALIZADA
Por: ana.maria55 • 9/10/2018 • Trabalho acadêmico • 546 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
TRANSCRIÇÃO LINGUAGEM ORALIZADA
E: Então, fale um pouco sobre você.
I: É, boa noite a todos (...) a todas (...) meu nome é :::: Francisco Rodolfo (...) Sousa do Nascimento (...) tenho vinte e oito anos (...) moro no Maranhão, minha cidade é Timon (...) trabalhu :: com cerca elétrica (...) e forro de PVC, tenho dois filhu (...) um de seis mesi e outro de : quatro anos.
E: E seu dia, como foi?
I: O meu dia, foi assim (...) acordei, eu orei (...) estudei a bíblia (...) e fui trabalhar, e recebi uma benção (...) quando eu estava sem dinheiro hoje, eu recebi uma ligação (...) e aí ::: nessa ligação, uma benção, que uma jovi, tinha depositado um dinheiro na minha conta (...) sabe por quê? Por que anti deuí para o serviço, eu pedi a Deus (...) pra que :::: me desse, algum trocado pra mim cume ::: por que hoje em casa não tinha nada pra cumer (...) quando deu de tarde, recebi outra benção, eu fui promovido, é no grupu :: du meu zamigo, du deputado estadual, como presidente (...) ajuda os Jovi (...)
E: Você tem uma vida difícil.
I: A minha vida é assim (...) é corrida (...) mas quando nóis intregamo a nossa vida a Deus, a melhor coisa (...) eu quero, que Jesus a ama todos os dia a voceis, muito obrigado (...) que Deus abençoe.
RETEXTUALIZAÇÃO – da linguagem oralizada para a escrita
E: Então, fale um pouco sobre você.
I: Boa noite a todos, meu nome é Francisco Rodolfo Sousa do Nascimento, tenho vinte e oito anos, moro em Timon, no Maranhão, trabalho com cerca elétrica e forro de PVC, tenho dois filhos, um de seis meses e outro de quatro anos.
E: E seu dia, como foi?
I: Meu dia foi assim, acordei, orei, estudei a bíblia e fui trabalhar. Estava sem dinheiro, então recebi uma bênção, a ligação de uma jovem, me dizendo que havia depositado um valor em dinheiro na minha conta. Antes de ir para o serviço, pedi a Deus que me desse um trocado para poder comer, pois não havia nada em casa. Durante a tarde, outra bênção, no grupo de amigos que ajudam os jovens, fui promovido, de deputado estadual para presidente.
E: Você tem uma vida difícil.
I: Minha vida é assim, agitada. O melhor a ser feito, é entregar nossa vida a Deus. Desejo que Jesus os ame todos os dias.
Muito obrigado!
Que Deus os abençoe.
Questões sobre a atividade realizada.
- O que aprendeu com esta atividade? Houve (ou não) uma aprendizagem significativa?
Quando fazemos a transcrição oralizada, percebemos que ele não fala acordo com as normas gramaticais que rege a língua portuguesa. Sim, houve.
- Que recursos são exclusivos da fala?
As pausas, gestos e entonação.
- Quais as funções dos gestos e da entonação?
As entoações e gestos resultam do reflexo da demonstração de estado emocional, personalidade, instinto e de razões biológicas.
- E as pausas e repetições de palavras, por que são tão usuais?
Por conta dos vícios de linguagem, as repetições passam despercebidas.
- Quais desses aspectos devem ser mantidos em um texto escrito, para preservar sua forma e conteúdo, e quais devem ser retirados.
A essência da fala e o sentido do texto devem ser mantidos, no entanto, corrigido e reescrito de acordo com as normas.
...