TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da informação

Por:   •  26/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.828 Palavras (16 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 16

Papel da TI e dos sistemas de informação nas empresas. Definição da Tecnologia da Informação. Visão sistêmica da organização. Conceituar e classificar sistemas e   subsistemas. Sistemas integrados de gestão: ERP, CRM, EIS e suporte à decisão etc. Conceito de tecnologia: A tecnologia pode ser considerada como qualquer procedimento, conhecimento ou utensílio por meio do qual a sociedade amplia o alcance das capacidades humanas. Conceito de Tecnologia da Informação (TI): É o conjunto de recursos não humanos, dedicados ao armazenamento, ao processamento e à comunicação da informação, bem como à organização desses recursos em um sistema capaz de executar um conjunto de tarefas. Papel da TI nos negócios: Gerar competitividade. Suportar estratégias e táticas. Criar e entregar valor. Ser um propulsor das inovações. Favorecer a disseminação do conhecimento. Agir de modo direto na qualidade e na produtividade. Auxiliar na melhor gestão da informação.

Impactos da TI nos negócios: Provoca alterações nos processos de trabalho, aumentando a produtividade. Viabiliza a integração entre diversas unidades de negócios. Fornece e altera a competitividade nos negócios. Disponibiliza novas oportunidades. Oferece suporte para vantagens competitivas. Melhora o relacionamento com o cliente. Aumenta a velocidade dos processos organizacionais.

Evolução da área de TI Antes: separada dos negócios; enxergada como custo a controlar; provedor de tecnologia; terminologias próprias.

Hoje: inseparável dos negócios; enxergada como investimento a gerenciar; parceiro estratégico; alinhada com o negócios.

Valor da TI: É benefício percebido pelos clientes ao receberem os serviços.

É influenciado por: percepção; preferências; resultados para os negócios; é diferença entre o total de benefícios e o total de custos.

Criação de valor por meio da TI:  Para que o serviço crie valor, é necessário que ele tenha: utilidade – funcionalidade oferecida, ou seja é o que o produto/serviço faz. Relacionada com questões de desempenho. garantia – promessa de atendimento aos requisitos acordados, ou seja, garante o que o produto/serviço faz. Relacionada com questões de disponibilidade, capacidade, continuidade e segurança.

Infraestrutura da TI: Conjunto de recursos compartilhados que suportam os sistemas de informação e os processos organizacionais.

Formado por: hardware; software; bancos de dados; telecomunicações.

Dado: É qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. É a representação de alguma coisa não estruturada, elementar. Exemplos: 20º; céu encoberto; 30 Km/h.

Informação: É um conjunto de dados organizados, com valor adicional. É a representação de alguma coisa estruturada, organizada e que traz conhecimento.

Exemplo: Baseado nos dados da previsão de tempo, podemos considerar que hoje o dia está frio.

Conhecimento: É a consciência e a compreensão de um conjunto de informações e os modos como essas informações podem ser úteis.

Exemplo: Compreendendo, baseado na previsão do tempo, que o dia de amanhã será frio, será necessário utilizar agasalhos e ligar os aquecedores.

Conceito de sistema: O termo sistema vem do grego systema e significa “combinar”, “ajustar”, “formar um conjunto”. Um sistema pode ser definido, então, como um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Trata-se de uma definição dada em várias disciplinas, como Biologia, Medicina, Informática, Administração etc.

Objetos de um sistema: Os sistemas são compostos por objetos. O objeto representa todas as ocorrências ou estâncias existentes para o objeto. Os objetos podem ser dos seguintes tipos: objetos transientes; objetos inerentes.

Características dos sistemas: Propósito ou objetivo: todo sistema tem uma meta. Globalismo ou totalidade: uma alteração em uma de suas unidades afetará provavelmente as outras. Entropia: tendência ao desgaste e ao aumento da aleatoriedade. Homeostasia: é o equilíbrio dinâmico entre as partes de um sistema.

Sistemas de Informação (SI): É um conjunto de elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processamento), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de realimentação (feedback).

Dimensões de um Sistema de Informação: Organização. Pessoas. Tecnologia. Hardware. Software. Banco de Dados. Telecomunicações.

Dimensões dos Sistemas de Informações: organização :Moldam os sistemas de informação. Definem a divisão do trabalho, com planejamento e controle da execução. Possuem as hierarquias e as estruturas que são organizadas em níveis. Impõem procedimentos formais e regras. Têm sua própria cultura. Convivem com conflitos de interesse.

Dimensões dos Sistemas de Informação: pessoas: Usam e manipulam a informação. Desenvolvem e mantêm os sistemas de informação. Precisam ser treinadas. Definem as interfaces homem x máquina. Constituem o ambiente organizacional.

Dimensões dos Sistemas de Informação: tecnologia: Consiste em computadores de vários tipos e formatos, diversos dispositivos de entrada, saída e armazenagem e os dispositivos de telecomunicações. Estas tecnologias, em conjunto com as pessoas, formam a infraestrutura de tecnologia da informação. Integram a dimensão tecnológica: hardware, software, bancos de dados e as telecomunicações.

Exemplos de Sistemas de Informação: Sistemas de Informação do Financeiro. Sistemas de Informação do Marketing. Sistemas de Informação da Produção. Sistemas de Informação de RH. Recursos de Tecnologia da Informação: Recursos de Hardware. Recursos de Software. Recursos de Banco de Dados. Recursos de Redes e Telecomunicações. Recursos de hardware: Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados.

Evolução dos recursos de hardware: Geração zero dos computadores (computadores mecânicos e eletromecânicos) . Primeira geração (válvulas). Segunda geração (transistores). Terceira geração (circuitos integrados). Quarta geração (integração em escala muito grande).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (266.4 Kb)   docx (100.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com