Tecnologia da informação
Por: Juliana Faria • 24/1/2016 • Artigo • 370 Palavras (2 Páginas) • 702 Visualizações
A abordagem de guerrilha da Duke Energy deveria sim ser adotada por outras companhias, caso elas tenham meios para tal adoção. No estudo de caso nós podemos observar como a iniciativa desenvolvida pela equipe eletrônia trouxe consequencias financeiramente positivas, além de ter também resultado em melhorias de desempenho. É dito no caso da Duke Energy, que as iniciativas bem coordenadas e planejadas pouparam à companhia $52 milhões em apenas um ano. Além disso, a formação da equipe baseava-se na ideia de que seria possível encontrar usos da Internet que poderiam ser aproveitados pela empresa de maneira inteligente. Mesmo sendo uma grande e bem sucedida companhia, sem dificuldades de dispor recursos financeiros para o projeto, a equipe eletrônica trabalhou com o lema “Invista pouco e economize muito”, o que nos leva a conclusão de que mesmo companhias menores e com recursos mais limitados poderiam adotar a mesma abordagem, uma vez que os investimentos, por menor que fossem, poderiam resultar em um ganho maior.
Considerando um dos projetos de e-business da Duke Energy, os grupos de enfoque organizados para coletar informações sobre os clientes, tem o grande benefício de permitir que as empresas tenham mais conhecimento sobre seu público alvo, podendo assim criar um serviço personalizado e adequado às necessidades identificadas. Tal projeto também permite a identificação de pontos fracos ou brechas que podem resultar em melhorias e correções dos processos e serviços. Acredito que uma das limitações para os negócios que pode ser citada é a dificuldade em se criar os grupos focais em alguns ramos de negócio, nos quais criar um canal de comunicação com o cliente e coletar as informações estratégicas de forma eficiente demandaria maior planejamento e cuidado.
Como dito na questão 1, as iniciativas são aplicáveis a outras empresas pois carregam a ideia de que pouco investimento deve resultar em ganhos maiores, o que faz com que até empresas com recursos mais restritos possam adotá-las. Além disso, outra concepção por trás das inciativas era de que as unidades de negócio pudessem usar ferramentas da internet de mandeira mais eficaz. Utilizar benefícios e recursos da internet, em muitos casos, demanda pouco custo e retorna uma quantidade de informações e ganho significativos para as empresas, mesmo de menor porte.
...