Tecnologia e Inovação
Por: Alves_pp • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.723 Palavras (7 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ATIVIDADE 1
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Valdelena Pires Alves
Tutora: Silvana Elizabeth Santiago Gonçalves
PEDRA PRETA-MT, MARÇO DE 2013.
Alunas: Valdelena Pires Alves
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Atividade apresentado ao Curso de Administração Pública da Universidade Federal do Mato Grosso, como requisito parcial para aprovação na disciplina Tecnologia e Inovação.
Tutora: Silvana Elizabeth Santiago Gonçalves
PEDRA PRETA-MT, MARÇO DE 2013.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1. Nome da Acadêmica: Valdelena Pires Alves E-mail: valanny_3@hotmail.com
2. N. de Matrícula: 20200498 Telefone: (66) 9605-0369
3. Nome da tutora: Silvana Elizabeth Santiago Gonçalves
Atividade I
Responda as questões 1, 2, 6, 8 e 9, das páginas 50 e 51 do fascículo.
1. O que você, a partir do nosso estudo, entende por Tecnologia e por Ciência?
O termo tecnologia, segundo Moreira e Queiroz (2007), significa o “conhecimento sistemático transformado ou manifestado em ferramentas”.
Enquanto, ciência, para Davis (19--):
A ciência tem de envolver mais do que a mera catalogação de fatos e do que a descoberta, através da tentativa e erro, de maneiras de proceder que funcionam. O que é crucial na verdadeira ciência é o fato de envolver a descoberta de princípios que subjazem e conectam os fenômenos naturais. [...] a verdadeira ciência consiste em saber por que razão as coisas funcionam.
Para Dasgupta e David (1994):
Ciência é uma esfera de atividades cuja organização conduz ao rápido crescimento do conhecimento, enquanto as atividades relacionadas com a tecnologia buscam alcançar o rápido crescimento dos benefícios materiais a partir do novo conhecimento.
Então, entendi que a tecnologia é a forma utilizada para realizar os afazeres; e que esta forma se baseia no conhecimento técnico e científico, em alguns casos se utiliza de ferramentas e máquinas para solucionar ou pelo menos para facilitar a solução dos problemas, e podem passar de gerações para gerações.
Enquanto que a ciência é fazer investigação, estudos, de um meio, ou um fato, com a finalidade de provar seus princípios, suas verdades, de adquirir conhecimentos aprofundados da matéria. De descobrir como as coisas funcionam.
A ciência é a base para muitas tecnologias. E a tecnologia é a soma da ciência + criatividade.
Retome suas anotações, feitas durante a leitura desta Unidade sobre Tecnologia e Ciência, e compare o seu entendimento acerca desses termos. Você percebe que aprendeu?
Sim, percebo que aprendi principalmente quanto a entender que tecnologia não está somente ligada a máquinas, computadores, ferramentas tecnológicas de grande porte, e sim que uma simples agulha foi a sua época considerada uma tecnologia, pois proporcionou a facilitação de trabalhos. Já quanto à ciência, por ter estudado biologia, já conhecia a definição, mas aprendi que a ciência e a tecnologia caminham juntas e que uma dá suporte à outra e revezam na base.
2. Toda inovação é tecnológica? Justifique sua resposta.
Inovação é o mesmo que novidade é a utilização de conceitos antigos ou novos para criar uma nova metodologia de trabalho ou um novo produto. Se tecnologia é a forma utilizada para realizar os trabalhos, fazer isso de forma diferente é inovação, que pode ser, inovação tecnológica. A inovação é um conjunto de ações que engloba a invenção tendo o produto final, valor econômico sustentável. De nada adianta inovar se isso não tiver utilização, se isso não agregar conhecimentos e melhorias às pessoas. Para inovar é necessária a gestão de parceiros, investimentos e intensidade tecnológicos e motivação organizacional.
Então, nem sempre que há uma inovação quer dizer que seja inovação tecnológica, pois, pode ser a mudança de algum produto que não se tenha utilizado nenhuma novas ferramenta (novas tecnologias) na sua produção.
Cada vez que descobrimos uma nova forma de fazer algo, estamos descobrindo “uma tecnologia” com criatividade e inovação.
3. (6) Como a utilização de cada um dos modelos explicativos para o fenômeno da inovação tecnológica (linear, linear reverso, chain linked e sistêmico) pode influenciar políticas públicas voltadas para o incentivo à inovação?
Modelo Linear de Inovação
Nesse o processo o incentivo a inovação tecnológica se inicia na pesquisa básica, passando pela pesquisa aplicada, pelo desenvolvimento, pela engenharia até chegar à comercialização pioneira. Com esse incentivo às empresas teriam um estoque de conhecimentos que ficaria disponível para ser utilizado para o desenvolvimento de novos produtos e processos, gerando riqueza e desenvolvimento econômico e social.
Este Modelo constituiu os alicerces da política de ciência e tecnologia nos EUA (século XX), influenciando as decisões de políticas similares em vários países do mundo, incluindo o Brasil.
A principal evidência em favor do Modelo Linear de Inovação é a de que a ciência básica tem, efetivamente, criado oportunidades significativas para algumas aplicações tecnológicas lucrativas.
Modelo Linear Reverso
Este modelo considera que as inovações surgem a partir de necessidades identificadas no mercado, colocando toda ênfase do processo de inovação sobre a demanda identificada no mercado. Assim o conhecimento científico fica subordinado a solucionar problemas surgidos na busca pelo atendimento às demandas de mercado.
...