Tipos de Controle
Por: BEA16894 • 8/10/2015 • Resenha • 293 Palavras (2 Páginas) • 514 Visualizações
Resumo do Capítulo 8 (Parte 2)
8.2 Tipos de Controle
Existem três tipos de controle do desempenho de uma atividade ou processo organizacional de uma entidade. Que podem ser realizados em diferentes momentos: antes que inicie a atividade, no decorrer da atividade ou após a finalização da atividade. Esses respectivos controles sâo: o controle preventivo, o controle simultâneo e o controle posterior.
8.2.1 Controle Preventivo
Consiste em identificar os problemas antes que ocorram, podendo assim resolvê-los com antecedência previnindo prejuízos posteriores. Dessa forma, seu foco está em possibilitar que todos os recursos necessários para a execução das atividades sejam realizados de forma a evitar problemas durante o desempenho delas.
O controle preventivo é orientado para o futuro, pois em vez de aguardar os resultados de uma atividade seu objetivo é evitar problemas futuros. Porém, é o tipo de controle mais difícil de implementar, pois precisa de informações que nem sempre estão disponíveis.
São exemplos de controle preventivo: verificação de matéria-primas, testes de seleção de recursos humanos, políticas, procedimentos, regras, entre outros.
8.2.2 Controle Simultâneo
Consiste no monitoramento das atividades de forma a verificar que estejam sendo executados de acordo com o planejamento definido. Podendo assim, corrigir os problemas à medida que ocorram. Considerado um mecanismo de controle reativo, pois aguarda a ocorrência do problema para então resolvê-lo.
Controle estatístico do processo produtivo e a supervisão direta são exemplos de controle simultâneos.
8.2.3 Controle Posterior
Tem como objetivo avaliar o desempenho de uma atividade após a sua realização. Podendo assim, comparar o resultado obtido com o resultado planejado no início da atividade. O controle posterior ou controle por feedback não tem como foco corrigir o desempenho, mas sim identificar as causas. Permitindo então, a correção de problemas futuros na execução da mesma atividade.
São exemplos de controle posterior: demonstrativos financeiros, desempenho dos trabalhadores, entre outros.
...