Trabalho
Por: cart1987 • 11/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.859 Palavras (16 Páginas) • 146 Visualizações
Resumo
O processo de compras tem papel fundamental dentro das organizações, e através desse departamento é imprescindível que procedimentos, negociação e prazos estejam alinhados para que uma compra seja efetuada com sucesso. Este trabalho tem como objetivo mostrar um problema identificado na gestão do departamento de compras da empresa Schneider Electric, e para efetuar tal proposição, levantamos a rotina do processo de compras e foi localizado um gargalo que está atrapalhando o andamento do sistema na empresa, pois foi alterado sem aviso prévio o procedimento do departamento e assim surpreendendo todos os departamentos envolvidos com compras. A nossa meta agora é verificar porque o procedimento foi alterado e encontrar alternativas e soluções para que a falta de um pedido de compras (Gargalo), pode ser determinante em setores estratégicos, como Recebimento, Produção, Fiscal, Financeiro, Vendas, Diretoria, Fornecedores e Clientes. De maneira geral, verificamos um grande potencial para melhoria, onde sugerimos a implantação de softwares, capacitação das pessoas, técnicas de negociação e técnicas de empreendedorismo pois, o nosso maior desafio será a resolução do gargalo encontrando onde iremos mostrar no relatório final a tomada de decisão encontrada pelo nosso grupo.
Introdução
O objetivo deste trabalho é identificar um problema dentro de uma organização real e sugerir formas para solucioná-los com base em experiência, orientação pedagógica e embasamento teórico.
Para este propósito, a empresa escolhida foi a Schneider Electric Brasil Ltda. Trata-se de uma multinacional francesa, com mais de 170 anos de história. No Brasil, uma das maiores organizações do segmento de energia, é líder de mercado em distribuição elétrica e é especialista global na gestão da energia.
Nos últimos 3 anos, devido as aquisições constantes, vem crescendo de forma acelerada e desordenada causando diversos impactos negativos. Como exemplo, podemos citar o departamento de compras que devido a implantação do sistema SAP, com previsão de “go live” para Julho de 2014, teve que alterar de forma brusca e inesperada o processo de compras não produtivas.
CHIAVENATO (2005) afirma que compras envolve o processo de pesquisa e localização de fornecedores, aquisição de materiais por meio de negociação de preço e condições de pagamento e acompanhamento do processo de entrega para garantir o fornecimento e ainda envolve um ciclo composto por cinco etapas: análise das ordens de compras recebidas; pesquisa, identificação e seleção dos fornecedores; negociação da ordem de compra com o fornecedor selecionado; acompanhamento do fornecimento e entrega da ordem de compra e recebimento do material recebido.
Diante deste cenário e após análise realizada, concluímos que algumas etapas do processo de compras não estão sendo executadas corretamente e isso tem causando impacto financeiro para e empresa. A metodologia sugerida para solução deste problema será: investir tempo em treinamento para todos os funcionários com o objetivo de apresentar as mudanças e os benefícios que estas trarão, elaborar um plano de comunicação interna massivo para lembrar e reforçar os novos conceitos e sensibilizar os gestores para que sigam corretamente os processos e orientem as respectivas equipes.
A otimização da gestão operacional em uma empresa do setor de gestão de energia
De 1836 até aos dias de hoje, a Schneider Electric transformou-se no especialista global em gestão de energia. Começando nas suas raízes na indústria do ferro e aço, maquinaria pesada e construção naval, chegou à eletricidade, gestão e automação.
Com mais de 150 mil funcionários no mundo, possui 197 unidades fabris e destas, 6 estão no Brasil. Seus principais clientes são Projetistas & Engenharias, Instaladores & Construtoras, Distribuidores, Eletricistas, Concessionárias Elétricas, Integradores de Sistemas, Contas Globais, Fabricantes de Máquinas, Montadores de Painéis e Parceiros Prismas.
Juntamente com os parceiros, fornecem soluções abrangentes para cinco mercados: industrial, predial, residencial, energia & infraestrutura e data centers & networks.
Nos dias atuais, a empresa no Brasil enfrenta um sério problema de mudança na gestão dos processos no departamento de Compras. Recentemente, decidiu-se por mudar completamente a forma como efetuar o pagamento aos fornecedores externos, isso tem causado um transtorno enorme tanto para os funcionários como para os fornecedores que, em alguns casos, estão tendo o seu pagamento atrasado.
Além disso, tem causado um trabalho duplicado para todas as áreas da empresa pois, o processo está desalinhado e as informações divergentes em todo tempo. A área financeira vem sofrendo constantemente com este processo porque trabalha com prazos e estes não estão sendo cumpridos devidamente, a área de Recursos Humanos também precisa de agilidade, pois depende de datas dos fornecedores e a falta de pagamento acarreta em falta de prestação de serviços, a área Comercial precisa de uma negociação ativa, presente e rápida para atender os clientes, entre outros impactos negativos.
De certa forma, esta mudança faz sentido uma vez que a maior responsabilidade da área de Compras é negociar o melhor valor para a companhia, entretanto, a maneira como isso foi conduzida, está longe de ser ideal.
Elaborar um plano de comunicação interna seria a primeira forma adequada para trabalhar na solução deste problema. Os funcionários precisam entender e acreditar que a mudança tem como objetivo diminuir custo para a organização através de uma negociação saudável, crítica e eficaz.
Outra saída seria elaborar um calendário de treinamento para ensinar as pessoas como utilizarem a nova ferramenta, como preencher os campos, em quais momentos envolver departamento de compras e quando procurar pela área financeira. Isso certamente reduziria o retrabalho de todas as áreas e o departamento de Compras, poderia exercer as suas reais habilidades.
Para que os funcionários da empresa estejam dispostos a seguirem as novas regras da organização, é importante capacitar os gestores, sensibilizá-los sobre o resultado positivo que esta mudança trará para organização de uma forma geral.
Com tudo isso organizado, todo mundo ficará motivado e disposto a continuar trabalhando. Com isso, os resultados financeiros da empresa serão ainda maiores e consequentemente, aumentará o bônus dos funcionários anualmente.
Descrição do Projeto
Projeto – “Bridge SAP”
Identificação do projeto
...