Trabalho
Por: henriquetimao • 6/11/2015 • Trabalho acadêmico • 786 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
1.2.1 Estudo da Fadiga
O estudo da fadiga tem uma tripla finalidade:
- Evitar a execução de movimentos inúteis no trabalho.
- Execução econômica dos movimentos considerados úteis em suas tarefas, do ponto de vista fisiológico.
- Proporcionarmos a seriação e economia aos movimentos desempenhados.
Gilbreth observou que a fadiga humana, predispõe uma série de pontos negativos, como por exemplo, a diminuição da produtividade e qualidade do trabalho, doenças e acidentes de trabalho, de forma que a fadiga humana é um grande redutor da produtividade, da eficiência dos meios de produção.
1.1.2 Análise do trabalho e Estudo dos tempos e movimento
O estudo de tempos e movimentos, é a forma de mensurar o trabalho por meio de métodos estatísticos, permitindo calcular o tempo padrão que é utilizado para determinar a capacidade produtiva da empresa, elaborarando programas de produção e determinar o valor da mão-de-obra direta no cálculo do custo do produto vendido.
Esse tempo padrão engloba a determinação da velocidade de trabalho do operador e aplica fatores de tolerância para atendimento às necessidades pessoais, alívio a fadiga e tempo de espera.
1.2.3 divisão do trabalho e especialização do operário
A divisão do trabalho é a definição das tarefas que cada indivíduos deve fazer para cumprir as atribuições de seu cargo. A conseqüência da Divisão do Trabalho é a especialização do operário, onde cada um deve fazer as suas tarefas de maneira mais efeciente e eficaz possível.
Então nessa divisão, ela corresponde determina como faze tal função e com estimativa de estar melhorando mais e mais.
1.2.4 Desenho de cargos e tarefas
- Cargo: É todo é o conjunto de tarefas ou atividades cumpridas por uma pessoa, onde é separado cargo a cargo, suas responsabilidades e seus deveres com aquela função exercida.
- Tarefas: É a atividade exercida por uma pessoa dentro da organização, aonde ela irá realizar tão atividade por um determinado tempo.
Está simplificação de cargos e tarefas passou a ser desenhado de como o operário irá executar suas funções de uma maneira automática para a organização.
1.4 Conceito de Homo Economicus
Homo economicus, é o homem que gosta de gastar dinheiro,que é influenciado por recompensas salariais, econômicas e materiais. Este plano faz com que o homem desenvolva o máximo de produção que é fisicamente capaz de atingir para obter um ganho maior.
1.4.1 Incentivos Salariais e Prêmios de Produção
Incentivos Salariais e Prêmios de Produção foi a idéia básica que Taylor e seus colaboradores desenvolveram com o tempo, para aumentar suas produções. Sendo assim, o operário que produz pouco ganha pouco e o operário que produz mais, ganha na proporção de sua produção.
Com estes incentivos de ganho por produção, os operários estão com interesses maiores e sempre com os salários maiores que os demais, devido a sua produção.
- Tempo Padrão: É o tempo médio necessário para o operário realizar a tarefa racionalizada, que constitui o nível de eficiência equivalente a 100%, ou seja, o operário começa a ter um tempo padrão acumulativo para aquela produção que ele faz todos os dias, no qual, gera um ganho de produção eficaz para a empresa.
1.5 Supervisão Funcional
Por isso, a supervisão funcional, é existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional, relativamente somente em sua especialidade, sobre os mesmos subordinados.
...