Trabalho Administraçao Contemporânea
Por: Viviane Jaqueline • 21/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 255 Visualizações
Artigo Científico Sobre Administração Contemporânea: um estudo sobre os desafios, habilidades e competências organizacionais.
Métodos de Pesquisa – Trabalho apresentado como exigência para avaliação do segundo bimestre, em disciplina do 6º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação da professora Maria.
RESUMO
Este Trabalho tem por objetivo abordar os métodos de pesquisa, tendo com isso realizada uma pesquisa através de várias fontes, conforme critérios de didáticas abordadas em aula e pesquisas específicas sobre administração contemporânea.
A Administração Contemporânea coloca em prática boa parte dos conhecimentos nas Teorias da Administração com todos objetivos organizacionais: Sobrevivência; Crescimento; Lucratividade; Produtividade; Qualidade; Redução de Custos; Clientes; Mercado e Competitividade.
Palavras‐chave: Administração; Organização; Motivação.
INTRODUÇÃO
Administrar é, por meio da organização de grupos de pessoas, alcançar o mesmo objetivo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o propósito de atingir máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro. Atualmente as organizações vivem em um ambiente globalizado e competitivo e a busca por resultados torna-se cada vez mais desafiadora. Isto exige cada vez mais dos trabalhadores a capacidade de suportar cobranças e viver constantemente sob pressão. Por outro lado, as organizações vêem a necessidade de investir em programas de qualidade de vida no trabalho, visando, assim, uma melhora no bem-estar dos funcionários, de sua capacidade produtiva e, consequentemente, de seus resultados. Este trabalho tem como objetivo demonstrar os fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho nas organizações. Para apresentar o assunto será feito um estudo com base em uma pesquisa bibliográfica.
Por meio de uma breve revisão teórica do tema, o presente trabalho objetiva um estudo introdutório da evolução das Teorias da Administração e das características mais marcantes. A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual, exigente de profissionais ecléticos, flexíveis e adaptáveis.
Em ato contínuo será objeto de estudo as relações humanas, vez que num ambiente de trabalho, em que duas ou mais pessoas partilham idéias e tarefas, gera-se um convívio que poderá resultar em cooperação ou em atritos, auxiliando ou prejudicando o objetivo da organização. Quando este relacionamento é harmonioso, contributivo, espontâneo, gera-se satisfação e progresso. Ao contrário, quando é conflituoso, surgem obstáculos aos desenvolvimentos das atividades, gerando um retardamento nos propósitos a alcançar.
Citações
a) Analisar a estrutura organizacional e o modelo de gestão da FKW adotados pela empresa desde 2003.
b) Identificar e construir uma avaliação critica sobre quais são as principais falhas detectadas neste sistema de gestão, quais os pontos que poderiam ser
e) Verificar a congruência entre as ações e a atual estrutura proposta e o nível de harmonização das diversas variáveis envolvidas no novo modelo para, a partir daí, e eficaz.
Procedimentos Metodológicos
Este trabalho foi desenvolvido á partir dos interesses em pesquisar sobre uma empresa de pequeno porte no ramo metalúrgico de estrutura familiar.
Baseado em aulas de Estrutura Organizacional, pôde-se ter um direcionamento para os interesses do funcionamento, estrutura e oportunidades
Estrutura do trabalho
Este trabalho está esquematizado da seguinte forma:
O Primeiro capítulo apresenta a Fundamentação teórica: Nessa primeira parte são abordadas e comparadas as ideias sobre o tema envolvendo os autores escolhidos e com isso gerado uma discussão sobre as ideias e problemas e
origem da FKW MAQUINAS E
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Conforme define Vidigal (1996), toda empresa, a não ser as criadas pelo governo, na sua origem tiveram um fundador ou até mesmo um pequeno grupo de fundadores, que eram seus donos. Estas seriam repassadas aos filhos, herdando suas cotas ou ações. Portanto neste contexto, todas as empresas foram familiares na sua criação, pois surgiram de uma ideia, do empenho e de investimentos de empreendedores e seus parentes.
Antoni (2000, p. 147) cita características que condicionam uma empresa a ser familiar:
a) A sucessão dos cargos administrativos é determinada pelos laços de
de dedicação, renúncias e opções, sempre objetivando a realização de um sonho; já para outros representa a conquista do negócio próprio como forma de sustento e sobrevivência.
não houve a liberdade de escolha para todos os seus componentes.
A família empresarial possui suas particularidades assim como toda instituição. Como menciona Ricca (2010), as empresas administradas por famílias possuem uma forma organizacional diferenciado, tendo um caráter especial de consequências positivas e negativas.
1.1. Parâmetros nacionais e internacionais das Empresas Familiares.
Mundialmente, as empresas familiares são o tipo de organização que mais predominam na atualidade, caracterizando-se como um dos grandes projetores para a economia da sociedade em que estão inseridas.
Gordon e Nicholson (2008, p. 12) demonstram três razões para isso: Uma é que
com a sobrevivência das empresas familiares, afirmando a grande importância delas no âmbito econômico: É necessário que as organizações familiares criem um ambiente propício às mudanças, desenvolvendo processos capazes de suprirem estas adaptações essenciais.
1.2. Ciclo de Vida da Empresa Familiar.
autor, estes dois períodos são os de maior risco para a sobrevivência das empresas, com risco maior no momento da sua fundação, pois é neste momento que a empresa encontra as maiores
...