Trabalho Equipes de Alto Desempenho
Por: Guto Guder • 12/4/2020 • Trabalho acadêmico • 331 Palavras (2 Páginas) • 294 Visualizações
- Qual a relevância do estudo da Personalidade, da Motivação e do Contrato Psicológico do Trabalho para a compreensão do trabalho em equipe?
O estudo da Personalidade, Motivação e do Contrato Psicológico é muito importante, pois cada indivíduo/empresa, tem diferentes perspectivas, e diferentes motivações. Entender essas perspectivas tanto para indivíduo quanto para o empregador é de real importância, pois o sucesso ou resultado de ambos dependerá do comprometimento de cada uma das partes envolvidas. É fundamental que tudo aquilo que for acordado no contrato psicológico seja de fato cumprido por ambos, para que não haja quebra de confiança por parte do empregador e indivíduo.
Cada indivíduo é diferente do outro, isso faz com que cada um tenha diferentes perspectivas e motivações. O líder deverá saber identificar as mesmas e fazer com que o indivíduo, mesclado com outras personalidades, desenvolva e aprimore suas técnicas, trazendo resultado mais eficaz para a empresa e de contrapartida o cumprimento por parte do empregador daquilo que foi acordado com o individuo perante o contrato psicológico. Lembrando que essa relação empregador/individuo nada mais é do que uma troca, onde um dependerá do sucesso do outro para atingir o objetivo.
- No estudo da motivação no contexto do trabalho, verifica-se que o fator “Remuneração”, ao contrário do que muitas vezes o senso comum afirma, figura na terceira e por vezes na quarta posição dentre os principais fatores motivacionais. Como você avalia essa informação?
Muitas vezes não basta um bom salário ou premiações para motivar indivíduos. Em certas circunstâncias as pessoas prezam mais pela realização profissional do que pelo lado financeiro. Penso eu que não basta ter uma condição econômica melhor, se a vida inteira eu vou estar fazendo aquilo que eu não gosto ou esteja inserido num ambiente no qual eu não me sinta bem.
Um indivíduo mesmo que ganhando bem, porém fazendo aquilo que não gosta ou não se sentir realizado, terá tendência a ser menos rentável e produtivo na realização das suas atividades.
...