TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Gestão de Pessoa I

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA DE GESTÃO DE PESSOAS I

ATIVIDADE – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE PESSOAS

1) O que é planejamento estratégico? O planejamento estratégico é conjunto de informações, que serve como referência e para o planejamento de ações organizacionais. Pode ser considerado como orientador para os membros de uma determinada organização. O planejamento estratégico em recursos humanos forma a sistemática de determinar a previsão de demanda futura que deve estar associada ao planejamento estratégico organizacional, o setor de Recursos Humanos pode planejar sua forma de acompanhar o desenvolvimento organizacional através das técnicas de recrutamento, seleção, capacitação, entre outras.

2) Qual a participação do RH na formulação e implantação do planejamento organizacional? Os processos de Recursos Humanos deverão colaborar com as organizações na obtenção ou ampliação de sua competitividade frente ao mercado.

A competitividade no mercado de trabalho faz com que as organizações sejam obrigadas a fazer o planejamento estratégico em recursos humanos para garantir a sua posição, em uma época onde o homem, é encarado como capital da empresa, não mais aquele trabalhador braçal da era industrial.

3) Quais as principais metodologias de planejamento de RH? Existem duas principais metodologias de planejamento, uma básica, aplicável a todas as organizações e outra específica para aquelas organizações que adotam gestão por competências.

4) Quais são as vantagens do planejamento estratégico? Entre as vantagens estão:

Redução dos riscos da incerteza na tomada de decisões estratégicas.

Identificar e usufruir melhor e com mais segurança as oportunidades externas.

Melhor adaptação ao processo de mudança continua do ambiente.

Quando integrado permite que o conhecimento dos objetivos globais e setoriais seja um fator de aglutinação de esforços visando integração dos processos organizacionais.

Possibilita uma visão da direção certa para onde a empresa deve ir.

Melhor seleção dos recursos humanos, materiais e financeiros para áreas de maiores resultados.

Além de que quando integrado, permite servir de parâmetro para elaboração dos demais planos táticos e operacionais da empresa.

5) Como viabilizar o plano estratégico? Para que o PE, bem concebido e elaborado, tenha sucesso em sua aplicação, é necessária que seja levada em consideração uma conjunção de fatores favoráveis:

• Retomada do crescimento econômico em bases mais saudáveis, sem traumas e nem surpresas por parte do governo.

• Combate sistemático aos índices de inflação.

• Ajustes nas estruturas empresariais, tornando-as mais ágeis e aptas para conviver com as dificuldades e desafios impostos pelo cenário econômico, político e social do país.

• Modernização do parque fabril, tornando-o mais competitivo tanto interno como externamente.

• Aumento efetivo da produtividade por meio da melhor qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao mercado.

• Corte dos gastos que não agregam valor, reduzir despesas, desperdícios, estoques e endividamento.

• Aproximação da clientela, levando em conta seus desejos, necessidades e expectativas.

6) Quais são as fases do planejamento estratégico de RH? São quatro fases do planejamento, a primeira é a reestruturação de cargos e salários, a segunda o levantamento de necessidade de RH, a terceira o recrutamento e seleção e por fim o planejamento de carreira.

7) Qual o perfil do executivo de RH em face do planejamento estratégico? O executivo de RH precisa e deve assumir uma atitude profissional como um autêntico homem de negócios da empresa, participando e comprometendo-se com as metas globais da companhia, inserir-se de modo efetivo ao processo de planejamento geral da organização.

8) Explique os modelos genéricos de gestão de pessoas com base nos comportamentos e nas políticas e práticas de RH. Três tipos de estratégias competitivas: inovação, melhoria da qualidade e redução de custos:

Estratégias de inovação exigem: alto grau de comportamento criativo, foco no longo prazo, um nível relativamente alto de comportamento interdependente e cooperativo, um grau moderado de preocupação com a qualidade e com a quantidade, um grau equilibrado de preocupação com processo e resultado e alta tolerância ao risco e à imprevisibilidade. Assim, as organizações que possuem estratégias de inovação estão propensas a apresentar as seguintes práticas de gestão de pessoas: empregos que requerem forte interação e coordenação entre grupos de indivíduos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com