Trabalho de Margem de Contribuição
Por: Renatinha.6 • 7/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.355 Palavras (10 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1][pic 2]
DIAGNÓSTICO E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
FORTALEZA
2015.2
RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO
Relatório de Diagnóstico realizado na empresa Alinhavando como trabalho de conclusão do curso de Administração de Empresas para a disciplina Diagnóstico e Consultoria Organizacional, orientado pelo Professor Wilson Lins.
FORTALEZA
2015.2
Sumário:
1 – Ficha Técnica
2 – Introdução
3 – Caracterização do Negócio / Segmento
4 – Gestão de Suprimentos e de Produtos Acabados
5 – Gestão de Marketing e Vendas
1. Ficha técnica
Ramo de atividade: Comércio
Setor de economia: Terciário
Tipo de negócio: Comercialização de artigos de armarinho.
Razão Social: Zilda de Oliveira Meneses Teixeira.
CNPJ: 10.410.637/0001-00
Nome fantasia: Alinhavando.
Ano de Fundação: 11/12/1985
Logomarca:
[pic 3]
Endereço (físico): R. Barbosa de Freitas, 1276 - Aldeota, Fortaleza – CE, Cep: 60170-020.
Portfólio de produtos(relação de itens e serviços): Aviamentos em geral (linhas, botões, zíperes, tecidos, fivelas, acessórios)
Regime de trabalho: 44 horas semanais.
Área física(m²): 100 m²
Áreas de atuação geográfica: Municipal
Investimento inicial:
Faturamento mensal:
Número de empregados: 13 (Treze)
2. Introdução
O diagnóstico empresarial se constitui num método de levantamento e análise, através de questionários e dados quantitativos, em um dado momento, das causas da baixa produtiva, de desempenho da administração e da potencialidade, identificando as deficiências e os desequilíbrios, com vista à elaboração de um programa de reorganização e a facilitar a tomada de decisões. O objetivo de um diagnóstico empresarial é tomar medidas corretivas se a empresa estiver numa situação crítica, facilitar o crescimento da mesma controlando periodicamente o seu funcionamento, verificar os fatores que limitam o desenvolvimento, tomar clara a situação para todos os seus responsáveis e fazer comparações do diagnóstico com organizações similares. A empresa escolhida para a elaboração do diagnóstico foi a Alinhavando. As maiores vantagens de um diagnóstico para uma organização é a possibilidade de identificar os problemas mais importantes e determinar uma ordem de prioridade para solucioná-los, fixar os objetivos a superá-los, e os considerar para estabelecer as etapas sucessivas de implantação das medidas e de controle dos resultados, causar o mínimo de transtornos às organizações, quando do diagnóstico e quando da implantação das medidas, permitir uma preparação psicológica às modificações necessárias, já que existe sempre uma resistência à mudança, afastando os temores e obtendo o apoio geral dos administradores da instituição, propiciar a aplicação de novos métodos de trabalho, analisar todas as causas que estão afastando a organização de seus objetivos corretos, aumentar a visão empresarial, o que permite preparar a empresa para uma ação futura mais enérgica e adequada. Nesse diagnóstico será descrito e analisado todo o processo de evolução do empreendimento, seu histórico, modelos de gestão e que resultam no seu funcionamento e fazem dela uma instituição sólida e competitiva, o que a torna bastante atrativa para esse estudo.
3 – Caracterização do Negócio / Segmento
Alinhavando
A empresa Alinhavando nasce em 1985, quando o Sr. Antônio Rubens Teixeira, comerciante, sócio de uma loja de aviamentos com a sua irmã, Srª Luiza Zilar, adquire a outra parte a passa a tomar conta de sua própria empresa, juntamente com sua esposa, Sr.ª Margarida Gomes Teixeira. Começando com essa loja na Praça Valdemar Falcão, a organização cresceu e hoje possui oito lojas em Fortaleza.
Em meados dos anos 80, conforme os seus filhos foram concluindo o ensino médio, passaram a colaborar na administração da loja. Contando com o apoio dos filhos e vendo o potencial que o mercado oferecia, o Sr. Antonio decide em 1988 abrir uma segunda loja, na rua Liberato Barroso. A nova loja logo deu certo e prosperou, aumentando de maneira considerável o volume de vendas do grupo.
Com o aumento do número de clientes e a necessidade e ampliar a área de atendimento, em 1990, foi aberta a terceira loja, na Rua Major Facundo.
Com a ajuda cada vez maior do filhos Mauro, César, Cláudio, Paulo e Ângela, em 1992 o grupo abre mais uma loja na Rua Major Facundo, a quarta loja do grupo, dessa vez partindo para o ramo de tecidos. Em 1995 é aberta mais uma loja de aviamentos, na Rua General Bezerril.
Partindo de uma iniciativa dos filhos Ângela e Mauro, em 1997 é aberta mais uma loja, dessa vez Rua Pedro I, vendendo tecidos e aviamentos. Percebendo a expansão comercial do bairro do Montese no final dos anos 90, em 2001 os mesmos irmãos resolveram abrir uma nova loja na Av. Gomes de Matos, passando essa a compor a sétima loja do grupo.
Em 2003 o grupo adquiriu um prédio na rua Major Facundo, no qual funcionava o antigo banco BANERJ para a instalação da loja 03 que logo após a reforma passou a ser a maior unidade de varejo do grupo. O prédio dispõe de estacionamento para os clientes, amplo espaço para área de atendimento e dois pavimentos na parte superior para a estoque de mercadorias.
Ainda em 2003 mais uma loja foi inaugurada no Bairro Montese, completando assim o total de 08 lojas.
Hoje o Grupo Casa Fátima é um dos mais sólidos do setor de aviamentos em Fortaleza, o planejamento estratégico e a visão de futuro de seus administradores permitiram o crescimento e a expansão do grupo mesmo em momentos em que o mercado parecia não permitir isso. Ao longo desses 45 anos em momento algum passou por crises financeiras que ameaçassem a sua existência ou o fechamento de umas da lojas.
...