Trabalho de administração
Por: LUIZAAAA • 9/9/2015 • Monografia • 593 Palavras (3 Páginas) • 143 Visualizações
Não dá para negar que os homens passaram a se preocupar com a aparência. Para muitos dele, os serviços básicos oferecidos pelas as tradicionais barbearias já não são suficientes. Os salões de beleza especializados em atendimento masculino. Com serviços tradicionais, como barba feito por navalha, e outros diferenciados, como depilação e amaciamento de fios e sobrancelhas, unhas, que está conquistando mais e mais clientes, o mercado de cosmético e estético tem crescido. Os homens cansados de frequentar salões de beleza unissex, que constrangia os rapazes com o papo de mulherada e as barbearias sem nenhum charme. Para a consultora Eldeaci Maria Garcia do Sebrae- SP a busca masculina por novidades e por um serviço personalizado em um local onde, possa se sentir á vontade com a própria vaidade .Alavancou o crescimento desse nicho. Tem salão que oferece uma série de regalias para que o cliente se sinta em casa. Por exemplo ter tv ligada em canais de esporte, além do tradicional trio café, água e suco. O diferencial é investir no atendimento eficaz. Segundo o IBGE o homem brasileiro gasta mais de 80 milhões por ano com beleza.Com o aumento do poder aquisitivo das classes c e d , o perfil dos clientes que podem investir em beleza ficou menos restritos. A faixa etária vai dos 30 a 50 anos e os clientes em média 150 reais. O perfil dos clientes é bem eclético: durante a semana são jovens empreendedores, publicitários e executivos que optam por um atendimento mais rápido pois, estão no horário de trabalho. Aos sábados são os moradores do bairro e pais de família que frequentam o salão pois, preferem conversar e relaxar.
Tem salão que atende mil clientes por mês e fatura 80 mil. Pois todo ano aparece produtos, mais técnicas, mais coisas para oferecer para esse tipo de público específico. O motivo é que, alguns anos vaidade se resumia a cortar o cabelo e fazer a barba diferente do cenário atual em que os homens não se limitam mais a oferta de produtos disponíveis no armário do banheiro. Ávidos por novidades costuma procurar produtos e serviços específicos para suas necessidades. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Brasil já movimenta cerca de R$ 15,4 bilhões por ano – terceiro no mercado de consumo de beleza atrás do Estados Unidos e do Japão.
No ano 2013 foi feita uma pesquisa pela Mintel, Hábitos de Gastos do Consumidor em que os grupos socioeconômicos a classe AB comprou 46%, enquanto a classe C atingiu 45% demonstrando que a nova classe média também está optando por produtos da categoria com maior valor agregado. O mercado cosmético e estético tem crescido. São inúmeras pesquisas que demonstram o grande interesse e consumo por tratamento estético e produtos, no Brasil e no mundo. O que há alguns anos era considerado tabu, atualmente transformou-se num nicho de mercado cada vez mais explorado por empreendedores da área de beleza. Conhecer o perfil do consumidor, que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e acompanhar a evolução e o comportamento dos homens e mulheres em busca da beleza.
O público masculino, tem aumentado o interesse, e a cada dia o preconceito diminuindo na mesma proporção e inúmeros deles buscam por procedimentos e técnicas que até pouco tempo era considerados “coisas de mulher”, como cuidados com as unhas, cabelos, pele e massagens estéticas e relaxamento. No entanto, eles procuram por salão de beleza especializados para que atendam ás necessidades de forma prática, objetiva, com conforto e que possibilite a interação com pessoas do mesmo perfil .
...