Trabalho iterdiciplinar
Por: eliseusilva • 21/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.957 Palavras (16 Páginas) • 154 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
MÁRCIO ALMEIDA SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL I
[pic 3]
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2014
MÁRCIO ALMEIDA SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL I
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia, Filosofia.
Profs. Sebastião de Oliveira, Celson Leopoldo Pagnan, Samara Silva Headley, Ivan Ferreira de Campos.
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO 05
2.1 Aborgem Clássica, Humanística e Comportamental das Téorias da Administração............................................................................................................ 05
2.2 A Impostância Da Comunicação Eficaz Na Administração E Seus Elementos 07
2.3 O Conceito De Trabalho E A Visão Da Sociedade Capitalista Para Emile Durkhiem, Max Weber E Karl Marx 08
2.4 Os Limites da Ultilização de Estrategias Aplicadas Para a Conquista do Público na Manutenção de Uma Gestão Ética Nas Suas Organizações e o Tipo Político Adequado Que Deve Ser Adotado Para Esta Manutenção ....................................09
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 4
1 INTRODUÇÃO
Estudos recentes tem mostrado que a evolução histórica das teorias da administração são desenvolvidas a partir de estudos interdisciplinares através da abordagem clássica, humanista e comportamental do consumo, na contemporaneidade de diferentes funções, multiplas referências como construção social, de perspectiva ambiental de direitos e da cidadania organizacional.
Para tanto, nesta presente pesquisa pretende-se abordar de forma clara e precisa sobre a diferenciação das escolas citadas acima e suas terorias. Levando em concideração a ferramenta indispensavel para relações humanas que é a comunicação e linguagem com todos os seus elementos para que se obtenha um resultado eficaz no processo de uma administração segura e coerente.
Vale ressaltar que no processo social adminiastrativo, em especial a gestão empresarial dentro do contexto histórico, tem na sociologia uma abragencia inserida desde o surgimento da Revolução Industrial, onde o aparecimento das novas forças sociais e das novas classes, fizeram com que a realidade tivesse uma nova concepção de ideais e de valores voltados para o trabalho e a concepção de sociedade capitalista. Desta visão, participam importantes representantes sociais como Emile Durkhiem, Max Weber e Karl Marx, dos quais terão suas teorias apresentadas no decorrer da pesquisa.
Por fim, pretende-se abordar até que ponto a ultilização de estratégias para a conquista do público (Consumidores) na manuteção de uma gestão ética nas organizações tem sido realizada e ao mesmo tempo apresentar o tipo de política que deve ser adotada para essa manutenção.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Aborgem Clássica, Humanística e Comportamental das Téorias da Administração
A abordagem clássica nos primeiros anos do século XX, tem observado o avanço do setor industrial, bem como a incapacidade predominadora, as empresas nessa época estavam tolerando em consequências de não haver unificação em técnicas de trabalhos dos conhecimentos e dos hábitos de afazeres por parte da administração. Um dos pensamentos administrativos de alto potencial foi Frederick Winslow Taylor, formado em engenharia e graduado pelo célebre Stevens Institute of Tecnology, em New Jersey, nos Estados Unidos.
A administração clássica é desenvolvida por outro e grande destaque visto no ramo administrativo, o europeu Henri Fayol (1841-1925), o reforço de Fayol foi desenvolver a chamada Teoria Clássica, que se preocupava em desenvolver os métodos para acrescentar a ação da empresa por meio da sua disposição e pela atenção das aberturas gerais de administração de acordo como as bases acadêmicas.
Fayol, assim como Taylor, percebeu a ineficiência então dominante e elaborou uma ciência administrativa, só que sob um enfoque diferente de Taylor. Fayol acreditava que a eficiência organizacional seria alcançada através da análise da estrutura da empresa, dos órgãos que a compõem. Nesse sentido, a Teoria Clássica tem ênfase na estrutura, correspondendo a uma abordagem clássica estruturalista. CHIVENATO (2004)
Para Fayol, seis são as funções básicas de qualquer empresa: Funções técnicas (relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa), Funções comerciais ( relacionadas com a compra, venda e permutação), Funções financeiras ( relacionadas com a procura e gerência de capitais), Funções de segurança (relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas), Funções contábeis ( relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas) e Funções administrativas (relacionadas com a integração das outras cinco funções). As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa, pairando acima delas. CHIVENATO (2004)
...