Trabalho referente a Ambev
Por: IngridMendonca • 17/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 1.910 Visualizações
MARKETING TÁTICO: PRODUTO E PREÇO
Para definirmos as estratégias de marketing tático adotadas pela empresa Ambev, particularmente na produção e comercialização de cervejas, iremos abordar os conceitos dos “4 Ps”de McCarthy e dos “4 Cs”de Robert Lauterborn focando nestes produtos.
Assim primeiramente iremos definir o produto segundo a visão de marketing:
- Produto básico: Bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada (Cerveja);
- Produto esperado: Cervejas com alto padrão de qualidade, com baixa variabilidade palatar entre os lotes produzidos porém respeitando a singularidade de cada uma das marcas comercializadas;
- Produto ampliado: Cerveja de excelente qualidade com preço acessível e cujos serviços sejam bem realizados, como: Disponibilidade e temperatura ideal;
Produto potencial: Fidelização do cliente pela marca e grande volume de vendas.
Com isso definido, temos então um Bem Não Durável, de conveniência, com público definido (maiores de 18 anos) , com rígidos padrões de qualidade e cujo consumo vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.
O portifólio da empresa consta dos seguintes produtos: Antarctica Pilsen (Extra e Extra Cristal), Antarctica Pilsener Chopp, Brahma, Skol, Malzibier, Munchen Extra, Rio Cristal, Bavaria (Pilsen e Premium), Budweiser, Bohemia, Kronenbier, Serramalte, Original, Polar (Export, Pielsen), Niger, Chopp Antarctica e Polar. Cada uma com singularidade de sabores, texturas e apresentação, fazendo com que a Ambev atue sobre todos os nichos de apreciadores de cerveja devido a grande diversidade de produtos.
O preço é definido de modo a rivalizar com as suas principais concorrentes que são Schincariol e o grupo Petrópolis, não podendo assim ter grande variação. Outro delineador do preço de venda são os impostos incidentes sobre a cerveja, que são altíssimos ficando na média de 55,6%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, IBPT, uma das maiores cargas tributárias do mundo para este setor. Assim verificamos que apesar da grande fusão das cervejarias gerando a gigante Ambev o preço acaba sendo engessado.
MARKETING TÁTICO: PROMOÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Pelos artigos analisados verificamos grande apelo mercadológico expositivo visual da Ambev a fim de promover seus produtos, logo identificamos estratégia do tipo Pull a fim de atrair o consumidor final, com bastante variação nos canais de distribuição onde temos desde a venda direta ao consumidor final, quanto o uso de distribuidores a fim de alimentar os mais variados mercados consumidores.
Verificamos que a distribuição e exposição dos produtos são marcantes nas estratégias de marketing da empresa que investe pesadamente em caminhões personalizados de distribuição e exposição visual, que varia desde folders, campanhas publicitárias de rádio e televisão, freezers exclusivos, brindes e patrocínio de eventos.
Dentre as reportagens analisadas identificamos que as campanhas publicitárias são o carro chefe do marketing tático da empresa, prática esta que está enraizada no setor com receitas cada vez maiores destinadas a promoção de seus produtos.
A marca possui um apelo tão presente que em alguns casos a própria Ambev acaba brigando contra ela mesmo, a fim de promover seus produtos, como relata matéria da revista Exame da editora Abril de 03 de julho de 2014, Disputa entre cervejas na Copa coloca Ambev contra Ambev”, onde a empresa está colocando sua principal cerveja no Brasil contra a mais vendida da empresa na Argentina em anúncios para a Copa, o que pelos números foi um sucesso visto que as vendas apresentaram um incremento de 15% após essa campanha.
Outro estudo de caso foi realizado em cima de matéria divulgada pela revista Exame da editora Abril de 15 de outubro de 2013, onde a Ambev visando atingir nichos específicos como frequentadores de casas noturnas, lança um campanha da sua cerveja Skol Beats, aumentando seu teor alcoólico.
A cerveja ganhou embalagem preta, ou “vestida para a noite”, segundo descrição da própria marca. A nova versão é mais encorpada e menos doce, diferente da original, que é mais leve e refrescante. “A Skol Beats nasceu para ser a cerveja da noite e, por isso acompanha o consumidor em todos os estilos de balada", conta em nota Maria Fernanda Albuquerque, gerente de marketing da Skol.
...