Trabalho sobre volatilidade
Por: Adrielrat • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 490 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
Isso é uma questão interessante que nos faz raciocinar. É comum encontrarmos por aí a afirmação que um ativo extremamente volátil é um ativo arriscado e um ativo de baixa volatilidade é menos arriscado. Mas será mesmo que essa afirmação é 100% correta?
O que é risco pra você?
A definição de risco está meio banalizada. Não podemos afirmar que um ativo é arriscado simplesmente porque seu preço sofre oscilações. Eu prefiro definir risco como sendo a possibilidade de perder dinheiro. Quanto maior a possibilidade de perder, maior é o risco. Por isso é fundamental realizar uma bela análise de qualquer ativo antes de realizar um investimento. É através de uma boa análise que nós investidores podemos diluir o risco.
Outro fator a ser observado é o prazo. Em um curto prazo, os preços dos ativos de renda variável variam. Eles variam em função de diversos fatores, fatores esses que nós investidores não temos o controle. Mas em um prazo maior, esses preços tendem a acompanhar os fundamentos. Com uma boa e constante análise dos fundamentos e deixando o fator tempo agir para que o preço acompanhe esses fundamentos, você pode realizar investimentos em ativos voláteis como ativos de renda variável de forma mais segura ou pode investir sem analisar nada e tornar seu investimento em renda variável algo extremamente arriscado.
Realmente a renda variável não é o lugar para deixar o dinheiro que será ou poderá ser utilizado em um curto espaço de tempo. Justamente pela volatilidade e consequente oscilação patrimonial que a renda variável apresenta e não pelo risco.
Agora faça uma pausa na leitura desse artigo e vá fazer uma pesquisa no Google sobre o rendimento de alguns fundos de investimento nos maiores bancos brasileiros nos últimos 12 meses. De uma olhada no rendimento dos fundos DI e nos rendimentos de alguns fundos de renda fixa, principalmente aqueles que exigem um investimento inicial baixo e cobram uma alta taxa de administração. O valor encontrado já é livre da taxa de administração. Agora subtraia o imposto de renda. De posse desse valor, pesquise o IPCA nos últimos doze meses e faça uma comparação. Você irá notar que alguns desses fundos têm um rendimento menor do que o IPCA. Ou seja, quem colocou dinheiro ali, apesar de ver os números aumentando todos os meses de forma constante e nada volátil, perdeu pra inflação. Essas perdas tendem a aumentar com a política atual do governo de redução de juros.
Muitos investimentos que são considerados seguros e nada voláteis fazem o investidor perder dinheiro pelo fato de ter uma rentabilidade menor do que a inflação. Muitos investidores que ostentam o rótulo de serem conservadores e que investem nesses fundos são na verdade perdedores. É mesmo seguro ter um investimento sem volatilidade e perder dinheiro?
Antes de fugir da renda variável por afirmar ter um perfil conservador, analise se você está realmente conservando o valor do seu dinheiro ou se está deixando seu dinheiro evaporar com o tempo.
Abraço!
Danilo Bastos
...