Unidade de aprendizagem: Gestão de Transportes
Por: Albert Salzer • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.531 Palavras (11 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] |
|
Unidade de aprendizagem: Gestão de Transportes
Curso: Administração
Professor: Valnei Carlos Denardin
Nome do aluno: Albert Corrêa Salzer
Data: 05 de agosto de 2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
(Você deverá apresentar o seu entendimento para a pesquisa efetuada. Não será aceito nenhuma cópia de material da internet.)
Questão 1 (3,0 pontos)
O gerenciamento ambiental se refere ao tratamento dado pela empresa aos impactos imediatos ou de longo prazo causados por seus produtos, serviços e processos no meio ambiente, através de metodologias que englobam alocação de recursos, definição de responsabilidades e avaliação contínua de práticas, procedimentos e processos, procurando prever e satisfazer as expectativas de desempenho ambiental crescente e assegurar conformidade contínua com as exigências nacionais e internacionais. Os transportes têm contribuído negativamente na questão ambiental. Via de regra, os transportes têm causado danos ambientais dentro da cadeia de abastecimento.
Sobre esse assunto, e com base no conteúdo do material didático, faça uma entrevista com um gerente de uma empresa de transportes de cargas ou de passageiros que você conhece sobre o gerenciamento ambiental em sua empresa. Procure saber se há preocupação por parte da empresa com a questão da poluição do meio ambiente causada pelos transportes. Em caso positivo, descreva as medidas que estão sendo adotadas.
Se você preferir, também pode fazer uma pesquisa na internet ou em outra fonte sobre um caso de uma empresa que tem algum tipo de programa de gerenciamento ambiental, destacando as ações desenvolvidas. Faça um relatório (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas) descrevendo o resultado da sua entrevista ou da sua pesquisa na internet ou em outra fonte de pesquisa e apresente uma conclusão sobre o que você coletou na entrevista, embasando-se, também, no material didático desta Unidade de Aprendizagem. Não esqueça de indicar a fonte consultada.
RESPOSTA:
O método encontrado foi à realização de pesquisa por vídeos postados na internet, assim fizemos comparações e verificamos o posicionamento de empresários, população e o que os órgãos públicos estão fazendo para melhorar a situação. Devido a maior parte da poluição e prejuízos ao meio ambiente está presente nos grandes centros urbanos, à pesquisa procurou ter no transporte de passageiros seu foco.
O ônibus, hoje, é o segundo maior transportador de pessoas nas grandes cidades, perdendo apenas para os carros, isso gera grande quantidade de veículos e baixa velocidade operacional, aumentando a poluição e encarecendo os custos na faixa de 25%. Se mantida essa perspectiva, em 2030 os transportes coletivos terão apenas 35% na participação do transporte urbano e o transporte individual será de 65%, assim tem que haver melhoria no sistema de transporte coletivo e conscientização por parte da população para utilização de meios de transporte urbano.
No caso do BRT, um ônibus pode tirar até 180 carros do trânsito. Mas, sabemos que o ônibus é um transporte complementar, cabe então o incentivo e investimento nos transportes em massa, como o trem, metro e VLT, assim diminuindo a emissão de gases e aumentando a sustentabilidade do transporte público de passageiros, diminuindo a emissão de gases, aumentando a velocidade de deslocamento e barateando os custos.
Para isso ocorrer, deve haver muito investimento e cobrança na parte de mobilidade urbana. Então cabem as empresas de transporte melhorar seu atendimento na parte de conforto, segurança, pontualidade e capacidade de transporte, mantendo seus meios de transporte manutenidos e em condições para atendimento ao público e estar de acordo com as normas de emissões de gases. Cabe ressaltar que o setor tem participação de 2% do PIB brasileiro.
Fonte de pesquisa:
- Guia do Trânsito - Empresas de transporte sustentável. Extraído em 01 de agosto de 15, https://www.youtube.com/watch?v=nBG5Kr5-33g;
- - Ónibus: Amigo do Meio Ambiente • Programa Despoluir CNT – Confederação Nacional do Transporte. Extraído em 01 de agosto de 15, https://www.youtube.com/watch?v=k9fg39j2OzU
- - Mobilidade sustentável para um Brasil competitivo. Extraído em 01 de agosto de 15, https://www.youtube.com/watch?v=rYhRtdyts2U.
- Livro didático, Unisul Virtual, Gestão de Transporte, editora: palhoça, 2009.
Questão 2 (3,5 pontos)
Os terminais exercem influência na adequação dos transportes. De sua localização, de seu dimensionamento e de seus componentes físicos e organizacionais dependerão a eficiência e a rentabilidade dos sistemas em nível nacional, além da competitividade da nação perante o mercado internacional. Os aeroportos são estruturas aeroportuárias nas quais passageiros e cargas podem embarcar e desembarcar dos aviões, e dependem de infraestrutura e serviços necessários para o atendimento de aterragens e descolagens dos aviões. Os aeroportos precisam ser de fácil acesso às estradas, para o transporte de passageiros e carga do aeroporto para outras cidades. No Brasil, 90% do tráfego aéreo do país está concentrado em 20 aeroportos, o que justifica a aplicação de investimentos da melhor forma possível.
Diante desta situação apresentada, faça uma pesquisa na internet, em jornais ou em revistas, indicando sempre a fonte de consulta, sobre a questão da modernização dos aeroportos brasileiros. Depois, elabore um relatório de 30 linhas com base na pesquisa que você realizou e no conteúdo do material didático sobre o assunto, destacando as carências e as medidas que devem ser tomadas para melhoria dos terminais aeroportuários no Brasil.
RESPOSTA:
O transporte aéreo é utilizado tanto para a movimentação de cargas e pessoas, sendo estes utilizados principalmente para os produtos de alto valor, contudo a confiabilidade e a alta velocidade são compensatórias em grandes distâncias, com grande crescimento no transporte de pessoas nos últimos anos. Com isso vieram problemas na parte de infraestrutura e alguns caos aéreos assoldaram os aeroportos nacionais, bem como espera e valores abusivos prestados nesses. A modernização dos aeroportos brasileiros levaram ao dispêndio de R$ 13,4 bilhões feitos entre 2011 e 2014, em oito dos 15 (quinze) principais aeroportos brasileiros.
...