TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e desvantagens do EDI

Por:   •  8/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  7.879 Visualizações

Página 1 de 4

Vantagens e Desvantagens do EDI

A introdução do EDI é interessante em empresas que buscam melhorar a associação com seus fornecedores e clientes e agilizar suas operações suprindo as deficiências do sistema anterior de bastante interferência manual, além de simplificar toda a rotina de papéis e procedimentos, aumentando a produtividade. Os benefícios do EDI advêm da economia de tempo e de custo com melhorias na redução de fluxos de informação com base em papel, resolução de problemas e no serviço ao cliente e expansão da base de clientes e fornecedores. Além disso, provê segurança, recuperação de informações e registro de erros. Outra vantagem do EDI é a eliminação de barreiras de distâncias geográficas, uma vez que o processo de intercâmbio de dados pelo EDI é mais rápido e preciso. A associação ECR Brasil enumera alguns benefícios provenientes da aplicação do EDI no setor de atacado/varejo e indústria conforme o quadro abaixo:

Benefícios oriundos da aplicação do EDI

Identificados pelo setor atacado/varejo

Identificados pela indústria

Diminuição dos custos operacionais

Redução de custos de fretes corporativos

Redução de erros operacionais

Diminuição de erros e custos operacionais

Agilidade na checagem de informações

Redução de volume de devoluções

Agilidade na recepção da mercadoria

Melhoria do nível de serviço

Diminuição das devoluções

Diminuição do ciclo de pedido

Fonte: Associação ECR Brasil ([2004]).

Também há algumas desvantagens e desafios na inserção do EDI como custo relativamente alto de implantação, necessário uso de software e hardware padronizados, flexibilidade relativamente baixa do sistema, dependência dos provedores de serviço e da qualidade dos sistemas de comunicação utilizados. Além disso, a falta de legislação a respeito do EDI é um obstáculo às empresas que desejam adotá-lo.

A união do EDI com a Internet tenta reduzir algumas deficiências do EDI, evitando problemas de intercambialidade, altos custos tecnológicos e falta de flexibilidade entre parcerias de negócio. Na implementação desse sistema, a empresa terá que analisar a relação custo e benefício do investimento, de acordo com suas necessidades e o grau de complexidade de suas operações logísticas.

Estudo de casos

Um estudo publicado na Revista Gestão & Tecnologia, de abordagem qualitativa, observa alguns aspectos relacionados aos impactos da adoção do EDI nas seguintes empresas:

[pic 1]   1. Bradesco S.A.

[pic 2]  2. Lojas Americanas S.A.

[pic 3]  3. McDonald’s Brasil

  1. Bradesco S.A.

O Bradesco adotou o EDI em meados de 1996 a fim de viabilizar o seu novo sistema de compras que passou por uma reestruturação. Esta proporcionou uma economia de 15% nas compras do banco.

  1. Lojas Americanas S.A.

Ao longo do ano de 1999 as Lojas Americanas investiu R$17,4 milhões em tecnologia incluindo a adesão do EDI. Aproximadamente 78% de suas compras são realizadas por meio desse sistema.

O processo da adoção do EDI nas Lojas Americanas passou por duas etapas. Entre 1994 e 1996, a empresa fez uma primeira tentativa, mas o projeto não foi executado devido a uma série de dificuldades relacionadas ao fato de as Lojas Americanas não ter realizado as reestruturações organizacionais exigidas pela nova tecnologia de informação e não ter conseguido fornecedores que se mostrassem capacitados para usar o sistema de EDI. Em 1997, as Lojas Americanas reformularam o projeto e mudaram radicalmente a sua estratégia de implantação do EDI.

  1. McDonald’s Brasil

Em meados de 2000 a McDonald’s adotou o EDI para gerenciar o alto volume de informações que trafegam entre os restaurantes e o escritório central. As estimativas de redução dos custos anuais são de 57% com comunicação de dados e 49% com falhas. Com o EDI também foi possível transmitir informações sobre preços e promoções mais rapidamente aos restaurantes. Toda a cadeia logística, desde os fornecedores até o cliente, é integrada via Internet ou EDI.

O quadro abaixo apresenta os impactos decorrentes da inserção do EDI nas empresas estudadas:

Análise dos impactos na empresa decorrentes da adoção do EDI

Empresa

Ano de implantação

Impactos decorrentes da adoção do EDI

Bradesco S.A.

1996

- Redução de custos operacionais (redução de papel e redução de custos administrativos);
- Melhoria da produtividade (maior rapidez nas informações, melhor qualidade no atendimento aos clientes, maior eficiência na comunicação, eliminar atividades e redução de erros); e
- Exploração de novas oportunidades de negócios (maior vantagem competitiva e confiabilidade nos resultados).

Lojas Americanas

1999

- Redução de custos operacionais (redução de papel e redução de custos administrativos);
- Melhoria da produtividade (maior rapidez nas informações, melhor qualidade no atendimento aos clientes, baixo índice na devolução de mercadorias ou reclamações, reposição automática de produtos e redução de erros); e
- Exploração de novas oportunidades de negócios (maior vantagem competitiva e aumento das vendas).

McDonald’s Brasil

2000

- Redução de custos operacionais (redução de papel e redução de custos administrativos);
- Melhoria da produtividade (maior rapidez nas informações, melhor qualidade no atendimento aos clientes, baixo índice na devolução de mercadorias ou reclamações, reposição automática de produtos e redução de erros); e
- Exploração de novas oportunidades de negócios (maior vantagem competitiva e aumento das vendas).

Fonte: Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 11, n. 1, p. 18-33, jan./jun. 2011

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com