A ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Por: Yohan Falcão • 24/10/2019 • Exam • 748 Palavras (3 Páginas) • 464 Visualizações
Questões para discussão:
- Comente a atuação e as decisões dos diferentes atores.
Um importante ator neste contexto é o Polo moveleiro do oeste catarinense que compreende empresas filiadas à AMOESC (Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina). Boa parte da produção do setor está voltada para móveis de pinus – produto de grande aceitação no mercado europeu e norte-americano, porém de mais baixo valor agregado.
Outro ator de destaque é a Coinpar, na figura do Sr. Juan-marino. Esta empresa atuava como distribuidora de móveis para Portugal e Espanha, importando produtos principalmente da Itália e revendendo para uma carteira de aproximadamente 400 clientes, através de uma rede de 23 representantes não exclusivos. A Coinpar atuava nestes mercados há mais de 10. O interesse da Coinpar pelo Brasil deu-se em função da valorização do euro frente ao dólar, impactando a competitividade do produto italiano nos mercados de atuação desta. Cabe salientar que a Espanha possui um forte setor moveleiro, além de importar de diversos países asiáticos, o que faz com que a concorrência seja bastante acirrada.
A Coinpar firmou contratos com as empresas brasileiras e montou uma estratégia de atuação no mercado. Quatro pontos fundamentais deveriam constituir os pilares da atuação:
- Produzir contra a demanda;
- Confiabilidade de prazo de entrega;
- Otimização dos custos logísticos;
- Redução de riscos.
- Como cultura, inovação e mudança são retratadas neste caso?
Diversos aspectos culturais tornam as relações comerciais bastante distintas em diferentes contextos e situações. Desde o processo inicial da negociação entre os atores até o produto final a ser comercializado. Aspectos culturais que caracterizam o gosto europeu e diferenciam-se daquilo praticado no Brasil ao mesmo tempo que podem se tornar pontos negativos, são também algo que atrai uma clientela que busca o diferente. Os idiomas e sua dificuldade de comunicação entre os envolvidos é um choque cultural, a inovação está na tentativa da Coinpar de colocar um novo modelo de distribuição além do tradicional.
- O que você faria na posição de Luis, na da Coinpar e na dos fabricantes?
Luis deveria ter indicado mais empresas distribuidoras além da Coinpar, pois ele preparou-se somente com esta, pois estava em uma posição privilegiada em relação a outras.
No caso da Coinpar, essa deveria ter sido mais flexível em relação ao pagamento fixo de promoção.
Os fabricantes deveriam ter trabalhado em cooperação, não em competição como foi o que ocorreu.
- Analise os fluxos de canal envolvidos.
A flexibilidade nos fluxos de canais é um fator importante na comercialização dos produtos por mais que a empresa não trabalhe com estoque e pronta entrega. É notória a versatilidade da coinpar com todos os lados da negociação. Os clientes, tinham de 4 a 8 semanas para receber seus pedidos; os fornecedores tinham como função promover a confiabilidade no praso e entrega dos produtos; a logística é um ponto crucial no processo moveleiro, pois, buscava-se a otimização dos custos logísticos; por fim, a seguradora analisava,creditava e realizava os pagamentos.
...