A ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
Por: leonardo_2121 • 24/8/2020 • Relatório de pesquisa • 1.932 Palavras (8 Páginas) • 239 Visualizações
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
TERMO: 5º TERMO
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO I - DATA 03/06/2020
PROFESSOR (A): BEATRIZ GALVANIN
ALUNO (A): Rodrigo Monteiro de Souza.
Revisão:
Para esta revisão deverá considerar o material de apoio Texto Projeto em Gestão da Produção (enviado por e-mail), bem como os Slides sobre Projeto de Produtos e Serviços, utilizados nas atividades 3, 4, 6 e 7) realizar e postar um Resumo dos conteúdos. Tarefa individual.
- Que a atividade de projeto difere nos diferentes tipos de operações (projeto de produto/ serviço ou projeto do processo):
R: As características chaves de uma operação que determinam a natureza de suas atividades de projeto são: o volume e a variedade de seus outputs (saídas). Normalmente baixo volume significa alta variedade, ou alto volume significa baixa variedade).
Considerar ainda que os Tipos de processos são, geralmente abordagens para gerenciar o processo de transformação e dependem do volume e da variedade dos outputs de uma operação.
- Tipos de processo em manufatura: -projeto; jobbing; lotes ou bateladas; produção em massa; e processos contínuos:
R: PROJETO: Geram produtos únicos, customizados, com longo tempo de manufatura. Tem como característica baixo volume e alta variedade e geralmente o produto fabricado é único. EX: Grandes estruturas, como um navio, avião.
JOBBING: Utilizam uma mesma linha de produção para fazer produtos distintos, compartilhando recursos. EX: Confecção de materiais gráficos, como ingressos, para vários tipos de eventos.
LOTES OU BATELADAS: São produzidos mais de um produto por vez, fato que se repete periodicamente Para lotes pequenos, confunde-se com jobbing. EX: Produção de alimentos para cães e gatos (ração), aonde são produzidos o mesmo sabor de um determinado produto, mais em KG diferentes.
PRODUÇÃO EM MASSA: São os que produzem altos volumes de bens com variedade relativamente estreita. EX: Fabricação de automóveis, cerveja.
PROCESSOS CONTÍNUOS: São os que produzem altos volumes com variedade muito baixa ou praticamente único produto. EX: Fábrica de produção de papel.
- Tipos de operações de serviço: serviços profissionais; lojas de serviços; e serviços de massa:
R: SERVIÇOS PROFISSIONAIS: São organizações de alto contato, onde os clientes despendem muito tempo, sendo customizados, adaptáveis. Baseiam-se em pessoas, com ênfase no processo. EX: Advogados.
LOJAS DE SERVIÇOS: Têm níveis de contato com o consumidor, customização, volume de clientes e liberdade de decisão do pessoal, ficando entre o serviço profissional e o de massa. EX: Hotéis.
SERVIÇOS DE MASSA: Serviços de massa apresentam alto volume e baixa variedade. São baseados em equipamentos com orientação para o produto. Como não é um serviço profissional, deve seguir procedimentos preestabelecidos. EX: Supermercados, aeroportos.
- Objetivo de projetar produtos e serviços:
R: O objetivo, independente de ser produto ou serviço, é satisfazer aos consumidores, ao atender suas necessidades e expectativas. Dessa forma, é claro como todo o projeto, vem do consumidor para o consumidor, em um caminho que sempre começa diante da exigência do cliente, todos os serviços e itens importantes para esse produto e serviço, que servirá como apoio e complemento, e como tudo isso será realizado para ser entregue por final, da melhor forma e qualidade para o cliente final.
- Itens essenciais que todos produtos e serviços: Conceito, Pacote e Processo:
R: CONCEITO: Através de um estudo de mercado, e análise em cima de toda a escolha do consumidor final, o conceito é um fator importante para quem irá projetar esse produto. Pois assim, pode se introduzir o que realmente o cliente procura e espera que esse produto possui e que irá atender a sua necessidade. Dessa forma, ele acaba comprando aquilo que realmente vai trazê-lo benefícios. Um conceito que é o entendimento da natureza, do uso e do valor do produto ou serviço (benefícios esperados pelo consumidor).
PACOTE: Diante do que o produto ou serviço final irá trazer de benefícios e utilidades para o consumidor, é importante ressaltar que ele irá juntamente com um pacote de itens e serviços de apoio e garantias, para que seja fundamental o funcionamento ou utilização sem problemas. Faz com que o produto ou serviço por si próprio esteja munido de informações e utilidades.
PROCESSO: E por fim, depois de todo o estudo em cima do que o cliente realmente precisa, e que será de grande utilidade para o mesmo, precisa se pensar e definir como esse produto ou serviço, será realizado, montado (linha de montagem), peças, tecnologias que usar, e depois de acabado, como será entregue para o cliente final, dentro do que foi exigido.
- Etapas da atividade de projeto:
- Geração do conceito:
R: Para que todo produto ou serviço seja criado, é preciso que se tenha uma ideia de como o cliente deseja isso, e quais as necessidades que ele possui para que esse produto seja de grande importância, para assim, essa ideia ser transformada em um conceito, para se determinar o funcionamento, o propósito, e os benefícios do mesmo.
- Triagem:
R: Com o conceito definido, procura se analisar todos os pontos que realmente são necessários e que serão úteis para que o processo possa dar continuidade, analisando se realmente e eliminando conceitos que não irão se encaixar com o mercado em que está inserido, e até mesmo itens que sejam parecidos ou inferiores com o da concorrência, onde pode não gerar uma demanda esperada por conta da semelhança e inferioridade do produto. E pensar no processo de produção desse produto também é importante, pois é necessário ter uma mão de obra qualificada, e uma tecnologia necessária. Além de todos os custos dessa operação, para que seja fechado a conta.
...