TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração

Por:   •  13/4/2025  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA NO COTIDIANO: UMA REVISÃO SOBRE AS PRINCIPAIS NOÇÕES E CONCEITOS ECONÔMICOS.

SOUZA, M. A. P.; SAMBATTI, A. P.; RUBIK, E.; ANTUNES, C. C. N.; RIBEIRO, D. F. A importância da economia no cotidiano: uma revisão sobre as principais noções e conceitos econômicos. X Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – 02 a 04 de Agosto de 2011. Cascavel – PR, 2011.

O presente artigo trata das características e fundamentos relacionados ao problema central da economia, bem como, na reflexão sobre o cotidiano e a forma como os agentes econômicos conduzem suas escolhas e administram seus recursos. O mesmo destaca a necessidade da sociedade brasileira em suas diferentes estruturas de renda e avaliar de forma consistente os impactos das ações e escolhas individuais na coletividade.

Pensar sobre economia envolve muitos setores como economistas, empresas e governos, famílias e a vida diária dos indivíduos, pois deve-se levar em conta a escassez dos recursos. O mesmo destaca a necessidade da sociedade da sociedade brasileira em suas diferentes estruturas de renda e avaliar de forma consistente os impactos das ações e escolhas individuais na coletividade.

Pensar sobre econômica envolve muitos setores como economistas, empresas e governos, famílias e a vida diária dos indivíduos, pois deve se levar em conta a escassez dos recursos, face às necessidades ampliadas da sociedade como outras questões relevantes como trocas, distribuição e informação, e as principais retribuições que envolvem as escolhas econômicas.

A economia entre outras coisas estuda a “alocação” dos recursos finitos e assim é considerada uma ciência social e como tal envolve relações humanas e influencia direta e indiretamente a vida das pessoas. Como a ciência desafia um problema fundamental que é a escassez, ou seja, o que produzir e para quem, e o quanto produzir.

Quando se fala em economia, comparam-se custos e benefícios, o que se ganha é o beneficio, o que se perde é o custo, portanto o conceito central em economia não seria o dinheiro, mas sim os incentivos e estes são os motivadores da ação humana, e encoraja os indivíduos a decidir-se diante de diversas situações.

Outro ponto importante é a informação que auxilia ma compreensão das escolhas, na produção e distribuição dos recursos, levando em conta três mercados principais: mercado de produtos onde as empresas vendem os bens produzidos, mercado de trabalho onde as famílias vendem e as empresas compram os serviços e ainda o mercado de capitais, que é caracterizado por fundos que são tomados como empréstimos e também emprestados.

Em resumo o consumidor, tanto pode tornar empréstimos consumindo no presente parte de sua renda futura, quanto pode poupar, portanto, decidir como utilizar suas economias de acordo com a economia vigente é um grande desafio, pois é necessário realizar escolhas no presente pensando nas conseqüências do futuro cenário de incertezas e riscos, levando em conta segundo alguns autores o gastar ou poupar, comprar a vista no cartão ou em várias prestações, comprar no impulso, tomar dinheiro emprestado, endividar-se ou deixar a divida acumular, investir e em que tipo de investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com