A Administração
Por: Roberta • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 673 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SANTO ANDRE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ATPS: Administração Mercadológica
Eli Alves dos Santos R.A. 5823161820
Emanoel Wanderley P. Alves R.A. 5722158785
Nivaldo Araújo R.A. 5724165765
Priscila Barbosa Gomes R.A. 5222101373
Roberta Luis - R.A. 4200074533
Atividade desenvolvida para a disciplina Admininstração Mercadológica, apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação das Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS), sob orientação da professora Maristela Aparecida Monteiro da Silva.
Santo André
Abril/2015
Etapa 1
A Administração Mercadológica é a mesma que Marketing, podemos dizer então que é o ato de analisar, planejar, organizar, executar e controlar as estratégias organizacionais, visando gerenciar todo o planejamento do mercado a fim de detectar a necessidade do consumidor.
Marketing não se refere apenas à propaganda e a publicidade, mas também à uma análise de mercado e implementação de estratégias, onde há influência direta dos consumidores e os mesmos na decisão de compra.
Quando o Administrador Mercadológico monta o ciclo de vida de um produto, ele está ao mesmo tempo detectando o que o cliente necessita, como necessita e por quanto tempo necessita, depois então ele planeja como ele irá lidar com essa necessidade do mercado para finalmente acompanhar o desempenho do produto lançado e acompanha também o que foi planejado.
De acordo com as leituras sugeridas, podemos perceber que houve muitas mudanças no estilo e no modo de se ver o marketing praticado pelas empresas. Antigamente a abordagem de mercadoria descrevia as características dos diversos produtos e o comportamento dos consumidores em relação aos mesmos. Os gestores nessa época tinham uma percepção sobre o marketing de que as decisões eram difíceis de ser tomadas, pois tinham que escolher com cuidado os mercados-alvos, desenvolver características e os benefícios ideais do produto, definir um preço efetivo e decidir sobre o tamanho e a alocação adequados da força de vendas dos diversos orçamentos de marketing, além disso, tinham que tomar decisões a respeito das informações incompletas e da dinâmica do mercado em constante mudança. Os gestores de marketing, a fim de tomarem as melhores decisões, precisavam analisar os mercados e a concorrência em termos sistêmicos, interpretando as forças em atuação e suas diversas interdependências. A teoria de marketing focava somente em empresas que precisavam obter lucros, depois foi percebendo-se a necessidade de se abordar o marketing também para organizações que visam lucros.
Dentre as considerações, podemos perceber que a idéia central do marketing atual é a administração da demanda, isto é, as habilidades necessárias para gerenciar o nível, regular o tempo e a composição da demanda. O marketing moderno, ajudou as empresas a perceberem a importância da mudança na organização do modelo centrado no produto e no cliente.
O panorama econômico atual é moldado por duas forças poderosas: tecnologia e globalização. A capacidade de mudar requer a capacidade de aprender.
...