A Administração Científica
Por: Nathália Barros • 24/4/2022 • Trabalho acadêmico • 736 Palavras (3 Páginas) • 166 Visualizações
Administração Científica
A Escola Clássica de Administração Científica foi a primeira escola da área, foi criada como oposição a personalidade tradicional dentro das empresas, Segundo Max Weber existiam 3 tipos de personalidade humana, a carismática, a tradicional e a racional legal.
Na carismática o ser humano era visto como um herói pelos seus atos, a tradicional era baseada nos costumes e tradições, e a racional-legal tida como a melhor forma de organização social, tendo como fundamento a legitimação das regras que visavam um melhor desempenho nas atividades industriais que estava surgindo no final do século XIX e início do século XX.
A Escola Clássica tentou impor a legitimação da personalidade racional-legal dentro das Empresas, mas mesmo com a introdução das máquinas o campo trabalho não foi afetado pela racionalização, então surgiram os pioneiros da racionalização e, por terem ideias semelhantes, ficaram conhecidos como fundadores da Escola Clássica.
Uma das principais idéias da Escola Clássica é que alguém será um bom administrador à medida que seus passos forem planejados e organizados de maneira cuidadosa e racional.
A produção era outra principal idéia que se fazia necessária nessa época, onde os trabalhadores eram constantemente supervisionados e eram tidos como peças substituíveis dentro das organizações.
Foram os clássicos que escreveram as primeiras ideias e tiveram as primeiras experiencias e criaram as primeiras soluções, eles tinham como objetivo entender e fazer funcionar os sistemas produtivos criados na revolução industrial. Com a expansão da revolução industrial as organizações se depararam com uma nova realidade, oque exigiu o desenvolvimento de novas técnicas e métodos administrativos. Frederick Winslow Taylor foi o criador do movimento partir de sua experiencia com o que ele considerava má administração. Taylor foi socio de uma empresa que foi considerada o berço da administração cientifica- a sociedade Americana dos engenheiros mecânicos (ASME), fundada em 1880. O Taylorismo como também era chamada, utilizava um corpo de conhecimentos como vida própria e um modulo de observação de baixo para cima, e das partes para o todo, que visualizava o homem movido pelas recompensas materiais, que se desenvolveu em três grandes momentos.
Primeira fase da Administração Cientifica
Entre as principais vantagens desse estudo estão a eliminação de esforços e movimentos inadequados, identificação da melhor maneira para executar as tarefas e a seleção e treinamento de pessoas.
Segunda Fase da Administração Cientifica
O aprimoramento dos métodos de trabalho, chamado de estudo shop management, que ajudou a tornar a administração cientifica um sistema mais abrangente, selecionando os trabalhadores para trabalhar naquilo que mais fosse apropriado e ao mesmo tempo o incentivando financeiramente.
Terceira fase da Administração Cientifica
Taylor recomendou que as organizações passassem a possuir um departamento, no qual toda a atividade cerebral fosse centralizada nesse departamento, nessa fase foram consolidados os princípios de movimento.
Princípio de Movimento: Seu foco era desenvolver uma ciência para cada elemento de trabalho e tinha como objetivo substituir a velha ferramenta, onde passava a ser feito um planejamento para cada etapa de trabalho analisando a melhor maneira de realizá-lo.
...