A Administração Estratégica
Por: Letícia Lazarini • 13/4/2020 • Relatório de pesquisa • 371 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1] | FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA PROF. VALDINEI MARCOLINO |
Nome: Sérgio Henrique Cordeiro Motta
[pic 2]
As causas para variações nas vendas podem ser diversas, e algumas dependem do tipo de produto vendido. Considerando, desde causas genéricas até as mais específicas, cita-se algumas possibilidades para a queda nas vendas:
Sazonalidade: representa um produto que possui o ápice de vendas nos 4 primeiros meses do ano. Este tipo de causa é geralmente previsível e exige do administrador criatividade ou portfólios variados para manter a receita desejada.
Concorrente: Pode representar a entrada de um concorrente a partir do mês de maio, onde a sua "fatia" do mercado está sendo explorado por ele. A entrada de um novo concorrente pode pressionar a empresa a reduzir a margem de lucro para gerar mais competitividade e não perder os atuais clientes. Consequentemente, reduziria a receita, caso a quantidade de produtos vendidos não fosse compensada.
Moda ou "hype": É quando um produto está em seu ápice, seja por necessidade - como é o caso do álcool gel neste cenário de COVID19 - ou por promoção de influenciadores, como é o caso de roupas utilizadas por famosos ou modelos. Neste exemplo, pode significar o fim ou uma queda no hype deste produto.
Despesas logísticas: A queda das vendas pode ser representada por um possível aumento de despesas logísticas, que geralmente são agregados a formação de preço do produto. Um exemplo que geraria esse aumento de despesa pode ser o aumento do preço dos combustíveis ou, como ocorreu recentemente, uma greve dos funcionários dos modais logísticos (greve dos caminhoneiros). Desta forma, o preço final do produto aumenta, gerando insatisfação do consumidor final, ocasionando a perda de vendas.
Valor da moeda: Assim como o aumento de despesas logísticas, uma desvalorização da moeda nacional em relação ao dólar (por exemplo), pode aumentar consideravelmente o preço de um insumo importado e refletir no aumento de preço de venda do produto acabado. É um exemplo que acontece constantemente com produtos do segmento de cosméticos, em que a maioria dos insumos são importados. Neste exemplo, representaria um aumento do valor do dólar após o mês de abril.
...