A Administração Japonesa
Por: catarinovieira • 6/6/2017 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 781 Visualizações
A admiração japonesa é de forte influência no mundo todo, e isso se deve principalmente a aspectos peculiares de sua cultura e a forte honra e disciplina que os japoneses carregam. O Japão começou a emergir como uma grande potência oriental e mundial, ameaçando grandes potências ocidentais como principalmente os Estados Unidos, a partir da Segunda Guerra Mundial.
A administração japonesa tem como pontos fortes seus princípios e dogmas adquiridos desde a era Tokugawa, principio esses como o respeito a hierarquia, a visão do coletivo a cima do individual, sabedoria, benevolência e acima de tudo a honra, o respeito total e absoluto pela família, pois ela é o bem mais precioso dos japoneses.
O processo de modernização japonês começou no período da Restauração Meiji, onde lutavam contra o avanço do colonialismo europeu. A administração japonesa, nasceu no chão de fábrica e carregava como princípios básicos evitar o desperdício e promover o melhoramento continuo, todos esses princípios atrelados a busca de conhecimento e tecnologia avançada de produção e aliados ao favorecimento da política econômica, levaram os produtos japoneses a alcançar um diferencial competitivo no mercado.
O sistema de produção japonesa tal como é estruturado atualmente, nasceu 25 anos após a Segunda Guerra Mundial, na Toyota Motor – ao qual conhecemos hoje como o Sistema Toyota de Produção. As principais características desse sistema são: Just in time – sincronização dos fluxos de produção dos fornecedores ao clientes, Kanban – sistema de informação visual que aciona e controla a produção e Kaizen – busca do melhoramento continuo em todos os aspectos, portanto se refletindo na produtividade e na qualidade, sendo os círculos de controle da qualidade um de seus principais aspectos.
Outras características do Sistema Toyota de Produção são: administração participativa, prevalência do planejamento estratégico, visão sistêmica e supremacia do coletivo, busca da qualidade total, produtividade, flexibilidade, recursos humanos, tecnologia e padronização e entre outras; essas características estão atreladas a princípios advindos da era Tokugawa.
O Controle da Qualidade Total exercida pelo japonês além de produzir produtos com defeito zero, eles buscam fazer uma inspeção desde o primeiro nível do processo produtivo até as primeiras vezes de uso do consumidor.
O sistema de produção japonês também possui algumas vulnerabilidades como o crescimento excessivo do número de produtos, a diminuição do seu ciclo de vida que gera um aumento significativo no consumismo e entre outros pontos fracos. Mas todos essas vulnerabilidades são ponderadas frente aos fatores de sucesso.
Muitos países tentam incorporar essas técnicas e práticas japonesas, e muitas das vezes não dão certo, pois esses países, principalmente os ocidentais não possuem aspectos da cultura japonesa que foram adquiridos a muitas décadas atrás; um desses principais aspectos é que os japonese colocam o coletivo acima do individual, o que não acontece em muitos países, onde há competições pela realização individual. Vale ressaltar que todos esse desenvolvimento japonês, o fato de se tornaram uma das maiores potencias do mundo foi alcançado por muito esforço, dedicação e disciplina da nação japonesa que reconstruí o pais, sua economia e se desenvolveu depois de superarem grandes guerras que devastaram o país.
...