A Administração Mercadológica
Por: Carolina_Bucci • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 157 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ Administração 7ºA |
Administração Mercadológica |
Grupo Innova |
Ana Pirolla RA 4238781215 Carolina . Bucci RA 3775734848 Edmara Pereira RA 3708624555 Professor |
Santo André
2015
SUMÁRIO
1
- Teoria da Contingência
A teoria da contingência surgiu na tentativa de confirmar se, as organizações mais eficazes seguiam um único modelo para administrar e alcançar seu sucesso. No entanto, foi constatado que suas ações dependiam das circunstâncias e não de um modelo absoluto que poderia ser utilizado em toda tomada de decisão. Na organização há diversos tipos de ambientes e situações que podem influenciar a estrutura organizacional e em cada caso as variáveis do ambiente irão determinar quais decisões serão tomadas.
A teoria da contingência enfatiza que nada absoluto tudo é relativo, por isso, devemos estar preparados para o acaso.
- Peter F. Drucker
Peter Drucker é considerado um dos maiores especialista em gestão de negócios, ele foi um filósofo e economista, criou varias teorias, frases e defendeu conceitos. Entre suas teorias ele sempre afirmou que a empresa que conseguisse vender o serviço ou produto certo para o cliente certo, com o preço adequado e a distribuição correta, no momento certo, poderia realizar vendas automáticas sem qualquer esforço, já que, são itens básicos para qualquer negociação. Drucker enfatizava que os clientes deve ser sempre em primeiro lugar, ele aponta cinco práticas essências para se tornar um administrador eficaz: Planejar; organizar; ajustar; medir e formar pessoas. Suas inovações tornaram-se realidade na prática administrativa; segundo Drucker uma organização sem administrador é apenas um amontoado de pessoas.
- Experiência sobre Hawthorne.
Os Estudos Hawthorne teve início com base numa pesquisa que se realizou ente 1924 e 1927 na Western Eletric Co. Localizada em Hawthorne (Chicago) em colaboração com o Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos com finalidade de aumentar a eficiência dos colaboradores relacionada à produção.
A primeira experiência foi colocar dois grupos de operários que faziam trabalhos iguais, um grupo sobre iluminação variável e constante.
Nota-se que o resultado dos primeiro teste não foi satisfatório devido à iluminação aumentar o trabalhador sentia- se na obrigação de produzir mais e quando havia a diminuição reduziam a produção.
Outras pesquisas foram realizadas, no entanto a que funcionou foi introduzir períodos de descansos, antecipação do horário de saída e redução do final de semana. Com isso a produção aumentou devido as jovens se sentirem valorizada.
Fizeram o efeito contrario como era anteriormente para avaliar a reação das jovens e foi uma surpresa, a produção permanecia ótima.
Com base nessa pesquisa definiu que todos os colaboradores foram valorizados e sentiam-se importantes para a gerencia e diretoria.
- Pirâmide de Maslow
Abrahan Maslow foi um psicólogo que se destacou devido à pirâmide das necessidades humanas. , o foco era nas necessidades humana com influencia na motivação e realização de um individuo.
...