A Administração Pública com eficiência e eficácia
Por: Jhonny Taveira • 15/11/2017 • Monografia • 6.061 Palavras (25 Páginas) • 289 Visualizações
CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE[pic 1]
FACULDADE ATENAS MARANHENSE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
JHONNY TAVEIRA DO ESPIRITO SANTO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA POR COMPETENCIA E EFICÁCIA: uma análise dos contratos celebrados entre os municípios maranhenses e o governo federal no período de 2008 a 2010
São Luís
2009
JHONNY TAVEIRA DO ESPIRITO SANTO[pic 2]
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA POR COMPETENCIA E EFICÁCIA: uma análise dos contratos celebrados entre os municípios maranhenses e o governo federal no período de 2008 a 2010
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Administração Hospitalar da Faculdade Atenas Maranhense, como requisito para a elaboração do trabalho de conclusão de curso.
Orientador: Francisco de Assis
Co-Orientador: José Dácio Neto
São Luís
2009
SUMÁRIO[pic 3]
1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA 3
1.1 Tema 4
1.2 Problema 4
1.3 Hipótese 4
1.4 Objetivos 4
1.4.1 Objetivo geral 4
1.4.2 Objetivos específicos 5
1.5 Justificativa 5
2 REFERENCIAL TEÓRICO 7
2.1 Caixa Economica Federal - CAIXA 7
3 ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 10
4 PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL FEDERAL 12
4.1 Etapas para transferencias de recursos 13
4.2 Passos para formalização dos convênios de transferências voluntárias de recursos 14
5 METODOLOGIA 17
5.1 Tipo da pesquisa 17
5.2 Universo e amostra 17
5.3 Instrumentos de coleta de dados 18
6 RECURSOS 19
7 CRONOGRAMA 20
REFERÊNCIAS 21
ANEXOS 22
1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
O Município consolidou-se de forma enfática como entidade de Governo a partir da Constituição de 1988 que valorizou o planejamento municipal como instrumento para racionalizar as ações do município em seu papel de promotor do desenvolvimento econômico e social. A atuação do município é de fundamental importância para solucionar problemas sociais, por ser o Governo que está mais próximo da população, conseqüentemente, mais acessível ao cidadão.
Para que todas as ações planejadas, sejam concretizadas, torna-se necessária a correta aplicação dos recursos públicos e a efetividade dos programas governamentais. É fundamental que os recursos sejam aplicados em ações que promovam a qualidade de vida do cidadão, quer seja através da construção de unidades habitacionais, execução de infra-estrutura, instalação de rede de eletrificação, construção de sistemas de abastecimento d’água, construção de estradas, açudes, etc.
Com a participação de todos os atores sociais, na implementação e fiscalização das políticas, cada um na sua esfera de competência, é possível alcançar a melhoria da qualidade de vida com a aplicação dos recursos de maneira racional, atendendo o prazo estabelecido para execução das obras e serviços, cumprindo as exigências legais, sem utilização de mecanismos que beneficiem apenas aos amigos e correligionários.
Ao estudar-se a aplicação de recursos de transferências voluntárias do Orçamento Geral da União – OGU nos municípios maranhenses, no período de 2008 a 2010, se estará contribuindo para a identificação de possíveis entraves existentes no processo, bem como, para o aprendizado de seu controle o que possibilitará uma maior celeridade na conclusão das obras e, conseqüentemente, uma eficaz aplicação dos recursos públicos.
Escolheu-se este tema pelo desejo de conhecer as possíveis causas do grande número de obras não concluídas, financiadas com recursos do OGU e operacionalizadas na Gerencia de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal – CAIXA, com lotação em São Luis/MA, em atendimento diário a municípios detentores de tais convênios.
Destaca-se, a relevância do assunto, pois o cumprimento da função do Estado de fortalecer a cidadania, atender às necessidades da sociedade e elevar a qualidade de vida das pessoas, depende da correta e eficiente administração dos recursos públicos, o que torna fundamental a atuação dos gestores públicos para otimizar os resultados e evitar prejuízos aos cofres públicos.
1.1 Tema
Administração pública por competência e eficácia: uma análise dos contratos celebrados entre os municípios maranhenses e o governo federal no período de 2008 a 2010.
...