A Anatomia e Biomecânica do Agachamento
Por: Lucas Torquato Gomes • 10/11/2022 • Relatório de pesquisa • 674 Palavras (3 Páginas) • 99 Visualizações
Anatomia e Biomecânica do Agachamento
Músculos Envolvidos
Iliopsoas
Psoas maior: Movimento de flexão do quadril; Origem na coluna vertebral (entre L5 e T12) e inserção no fêmur;
Psoas menor: Músculo menor; Origem na coluna vertebral e inserção na pelve;
Ílio: Junto ao psoas maior é extremamente importante na flexão do quadril; Origem no ílio e inserção ao lado do psoas maior no fêmur.
Quadríceps Femoral
O quadríceps (Vasto medial, Vasto intermédio, Vasto lateral, Reto femoral, Tensor do vasto intermédio) é o músculo agonista no agachamento com relação a extensão do joelho.
Glúteo máximo
Com relação ao quadril, o principal músculo atuante durante o agachamento é o glúteo máximo, por ser um potente extensor do quadril e também auxiliar na estabilização do quadril durante o agachamento.
Isquiotibiais
Os músculos isquiotibiais (semitendinoso, semimembranoso e bíceps femoral) atuam no agachamento, promovendo a extensão do quadril, porém, diferentemente do glúteo máximo, sua participação é moderada durante o agachamento.
Tríceps sural
O gastrocnêmio e o sóleo são músculos da região posterior da perna que, coletivamente, são denominados como tríceps sural. o sóleo é um músculo monoarticular e de flexão plantar. O gastrocnêmio é um músculo biarticular que cruza tanto a articulação do tornozelo quanto a do joelho, atuando tanto na flexão plantar quanto na flexão do joelho.
Movimentos articulares envolvidos no agachamento
Durante o agachamento, existem três articulações principais envolvidas. Eles são:
Quadril: Auxilia no movimento de agachar e leva ao movimento das outras articulações envolvidas. Possui a função de proporcionar mobilidade; Diminuindo o ângulo entre o fêmur (coxa) e a pelve. Isso ocorre a partir de uma posição em pé quando a pessoa eleva seu joelho em direção ao abdômen ou quando se dobra para frente a partir do tronco.
Joelhos: Realizam um movimento de flexão enquanto o corpo abaixa e tem função de proporcionar estabilidade; Diminuindo o ângulo entre a parte inferior da perna (tíbia, fíbula) e o fêmur.
Tornozelo: Sofre dorsiflexão devido à flexão dos joelhos e do quadril, tem função de mobilidade.
E para garantir estabilização existem estruturas dinâmicas e estáticas. No joelho, são os dois ligamentos cruzados e dois colaterais, que impedem o deslocamento errado da articulação durante o movimento.
Joelho
Os movimentos do joelho ocorrem em dois planos: sagital e horizontal. O sagital é no qual ocorre os movimentos de flexão e extensão. Quando o joelho está em flexão ele realiza os movimentos no plano horizontal, que são rotação lateral e rotação medial.
No agachamento o joelho utiliza os movimentos no plano sagital, flexões e extensões. A amplitude muda de acordo com a variação, o que também altera a pressão exercida sobre a articulação.
Quadril
A mobilidade do quadril é realizada em movimentos de 3 eixos e 3 graus diferentes.
Esses são os eixos de movimento do quadril:
Eixo lateral: Fica localizado no plano sagital. Ocorrem movimentos de flexão e extensão;
Eixo ântero-posterior: localiza-se no plano frontal e passa pelo centro da articulação. Seus movimentos são de abdução e adução;
...