A Aprendizagem e Inovação Tenológica
Por: brunacand • 15/6/2019 • Trabalho acadêmico • 994 Palavras (4 Páginas) • 117 Visualizações
[pic 1] | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina IFSC Gaspar |
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Data: 26/02/2018
Unidade Curricular: Aprendizagem e Inovação Tecnológica
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA ELABORA PLANO ESTADUAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO
Atualmente Santa Catarina conta com um plano estadual de inovação tecnológica na educação, e através do mesmo foram traçadas metas e estratégias para utilizar de ferramentas tecnológicas já presentes no cotidiano dos alunos em seu universo fora da escola, sendo assim este plano buscará trazer estas tecnologias de forma didática para sala de aula de diversas formas.
Há muito tempo algumas escolas da rede estadual de ensino já contam com laboratórios de informática, porém estes laboratórios muitas vezes encontram-se desativados, pois em alguns casos os equipamentos são obsoletos, outros não têm instrutor capacitado e a grande maioria não conta com uma rede de internet que possa suportar o uso de toda a escola e do laboratório. Com o plano estadual de inovação tecnológica foram traçadas metas e uma delas foi dentro das 35 regionais de educação identificar as carências de cada escola e implementar através de cursos e recursos a reativação dos laboratórios de informática e assim fazer com que ele se torne uma ferramenta de ensino sendo integrado com as aulas tradicionais, sendo ele mais uma ferramenta na aprendizagem do aluno.
INFORMAÇÃO DIGITAL NAS SALAS DE AULAS
Matriculas online, expondo informações mais precisas sobre a real situação dos alunos e pais, lousa digital, aulas interativas com acesso à internet. Essas são algumas tecnologias de informações digitais que juntas, poderiam fazer parte de uma boa política de informação digital nas escolas estaduais. A capacitação dos professores através de cursos de novas tecnologias e como usá-las em sala é de extrema importância nesse ciclo de ensino. Os bons usos de tecnologia dentro e fora da sala de aula e a inovação em processos de gestão são excelentes ferramentas de aprendizagem, juntos são capazes de agregar valor na aquisição de conhecimento tanto do aluno, como do professor.
Podemos observar que o uso dos celulares e notebooks, vem ganhado espaço e são ferramentas de ensino indispensáveis em sala de aula, no caso dos professores, eles podem deter diversos livros na palma das mãos, em segundos consegue buscar o conteúdo das aulas, e devido a essa rapidez o professor ganha tempo, assim conseguindo distribuir conhecimento de forma instantânea para seus alunos. Em alguns casos o celular é mais utilizado do que uma caneta em virtude da falta de estrutura nas escolas públicas, o aparelho celular tem sido uma inovação tecnológica de extrema importância na busca de conhecimento junto aos alunos.
Como nos expõem o livro de didático (P. 50), Joseph Schumpeter afirma que os desenvolvimentos tecnológicos ocorrem em grandes ondas de desenvolvimento impulsionadas por um fator chamado de inovação-chave, através do qual, outros setores da economia sofrem a influência delas e, por conseguinte, se desenvolvem ou deixam de existir.
A forma de ensino vem mudando, se aprimorando no decorrer dos anos e as inovações tecnológicas já fazem parte dessas mudanças.
LOUSAS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS
Com um investimento de R$ 14 milhões, os futuros anos letivos de 360 escolas públicas estaduais ficarão mais interessantes. As escolas receberão lousas digitais, uma inovação tanto para os professores quanto para os alunos.
As lousas digitais nas salas tornarão as aulas mais dinâmicas e interativas. Durante os testes, alunos, professores e diretores de escolas da rede estadual de ensino aprovaram a ferramenta que usarão diariamente.
Com o uso dessa tecnologia o ensino ficará mais dinâmico, proporcionando uma melhor interação, possibilitando ampliar imagens, movimentar textos, e fazer anotações, entre outras inúmeras funcionalidades.
O aluno acompanha e interage, sem a necessidade de copiar, pois poderá receber os arquivos das aulas para acessar a qualquer momento pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular.
...