TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Avaliação a Distância

Por:   •  1/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

   [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: Observe a charge a seguir:

[pic 4]Fonte: Disponível em: <http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>. Acesso em: 21 jan. 2016.

A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, apresentada anteriormente, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos).

Obsevamos na charge, o antropólogo em seu trabalho de campo, onde ele observa o homem em diferentes épocas de evolução,  cada qual representada por símbolos que permitem identificarmos particularidades de cada cultura, de certa forma se auto-observando como o vem fazendo através dos tempos.

A Antropologia Cultural,é um dos campos do estudo da Antropologia que pretende analisar e entender o homem enquanto elemento de um contexto social. Tem como propósito, a partir da verificação dos aspectos culturais não só do individuo, mas também do grupo em que está inserido, a    esclarecer fenômenos sócio culturais com vista ao entendimento do homem como um todo.

Preocupa-se em estudar o homem como ser sociável, e seu comportamento dentro do grupo que pertence. Religião, hábitos, guerras, laços de parentescos, organização política e social, costumes alimentares são alguns exemplos onde a Antropologia se foca para compreender as diferentes expressões humanas.

É de fundamental importância para entendermos nosso processo evolutivo de modo que permita a compreensão dos aspectos culturais que envolvem a sociedade.

Questão 2: Assista ao vídeo “Falar açoriano, um luxo cultural” disponível no link: <> (Acesso em: 21 jan. 2016). E articulando-o ao conteúdo da disciplina, explique, por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”. Utilize passagens do vídeo e de textos externos ao material didático para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos) 

A Antropologia exige uma transformação do olhar à medida em que o ponto de observação invariavelmente sempre carrega a análise do objeto do estudo através de seus modelos pré-concebidos.

        O grande desafio é entendermos e aprendermos com os diferentes grupos e suas manifestações culturais características sem que, com a crítica do olhar, tracemos parâmetros comparativos às nossas experiências, de modo que tais grupos sejam por nós conceitualmente inferiorizados, através de julgamentos pré-concebidos, ainda que, por vezes, sem intenção danosa.

        Verifica-se no vídeo que é emblemática a menção da entrevistada sobre a forma com que os indivíduos que não tem origem local se comportam para com os aspectos culturais da linguagem nativa. Trata-se de riquíssima bagagem cultural onde a forma de falar, adquirida através da herança recebida de povos açorianos, que foram os colonizadores locais, compõe o arcabouço cultural florianopolitano.

        Refere-se a entrevistada ao fato de que “o olhar externo tem outra referência”, sendo este talvez  o ponto central da análise em questão.

        Ao emitirmos juízo de valor sobre realidades distintas, tomando nosso próprio grupo como o modelo ideal, nos deparamos com um etnocentrismo, que é uma forma de interpretar o mundo que, embora seja comum, deve ser identificado de plano, afim de que nossos julgamentos sejam realizados da forma mais isenta possível, visando em ultima análise, a entendimento sobre a necessidade da preservação da diversidade cultural.

Questão 3:  A curiosidade do homem sobre si próprio sempre existiu, mas a passagem do curioso, do exótico e do bizarro, para uma consciência da alteridade é que marca realmente o pensamento do homem sobre o homem (LAPLANTINE, 1995, p.13), e a reflexão a respeito da diferença. A partir do que foi estudado na disciplina de Antropologia Cultural, explique esta colocação em um texto fundamentado de no mínimo 08 linhas. (2,5 pontos)

Afirma Laplatine através da obra “Aprender Antropologia” que, o homem como  objeto de estudo,  surgiu apenas após o século XVIII,  quando o mesmo começou a usar a ciência para se entender como indivíduo e como ser social, criando assim, uma dualidade quanto a observação, uma vez que se tornou observador e objeto.

Realiza uma abordagem sobre a antropologia cultural conceituando como sendo tudo que constitui uma sociedade.

Uma consciência de alteridade tem por princípio a identificação e as reflexões acerca das diferenças individuais e coletivas, devidamente contextualizadas. É essa consciência que Laplatine define como aspecto fundamental que realmente identifica a maneira pela qual o homem pensa sobre si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (253.6 Kb)   docx (129.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com