A Atividade de Avaliação a Distância
Por: Oziel Guetner • 2/11/2022 • Monografia • 1.351 Palavras (6 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina –
Unisul Digital
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Normas Práticas de Auditoria Contábil
Professor(a): Araceli Farias de Oliveira
Nome do aluno: Oziel Guetner
Data: 29/10/2022
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Ambiente Virtual de Aprendizagem (ULIFE).
- Antes de enviar sua AD, certifique-se de que está enviando o arquivo correto (no formato .DOC ou PDF). Nesta plataforma o envio do arquivo da AVALIAÇÃO é possível realizar apenas uma única vez.
AVALIAÇÃO COMPOSTA POR 04 QUESTÕES:
QUESTÃO 1 – 2,5 pontos
Na unidade 1, podemos acompanhar que a Auditoria passou ao longo dos tempos por estágios, formas e aplicabilidades diferentes de acordo com as necessidades de cada época. Em ordem cronológica, com datas, destaque dez fatores que contribuíram para a evolução da Auditoria Contábil.
R:
2.600 antes de cristo, necessidade de conferir os rendimentos econômicos de proprietários de terras, os sátrapas, que eram os olhos e ouvidos dos Rei, inspecionavam as informações do império.
1.494, Luca Paccioli revoluciona com a técnica das partidas dobradas.
Nos séculos 15 e 16, começam a surgir os especialistas par atestas a regularidade e veracidade das demonstrações contábeis,
Nesses mesmos séculos 15 e 16, surgem as associações para controlar o progresso da ciência contábil.
1815 a revolução industrial expande a atividade contábil com a demanda de capital, devido ao aumento das atividades industriais
1870 unificação política que impulsionou a industrialização de Alemanha e Rússia.
Século 18 a industrialização dos EUA.
1867 a industrialização do Japão
A revolução industrial aumentou o volume de produção e a população tem acesso a bens industrializados, ocorrendo crescimento econômico. A revolução industrial foi um dos eventos que mais influenciou a auditoria no mundo.
Nos anos 40 chega ao Brasil a auditoria, quando as multinacionais começaram a se instalar no país, trazendo investidores e estes queriam garantias, ao qual firmas de auditorias começaram a se instalar no brasil.
1960 criado a associação de auditores.
QUESTÃO 2 - 2,5 pontos
O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração. Nesse contexto, conceitue Fraude e Erro e um exemplo da ocorrência de uma Fraude e um Erro.
R : Fraude podemos ver como uma manipulação de informações para poder ludibriar enganar alguém ou algo relativo aos bens das pessoas, o erro é uma culpa uma informação apresentada diferente da realidade, porém não teve a intenção de enganar alguém ou sabotar algo, essas informações para serem postas como erro ou fraude estão atreladas ao seu grau de relevância nas informações, conforme exemplos estruturados no estudo mostra que um bem de maior valor e maior relevância para o patrimônio da empresa, ao ser ocultado de informações podem ser vistos como fraldes devido ao grande volume de movimentação faltando nas estruturas contábeis e um erro visto como de exemplo um parafuso ou uma peça de pequeno volume mas de grande quantidade pode ter acontecido um erro de contagem em relação ao que foi apresentado no sistemas e essas pequenas peças não afetam em grande valor o patrimônio da empresa.
QUESTÃO 3 - 2,5 pontos
Analise o Estudo de Caso abaixo.
Faz alguns anos, a Construtora STJ, realizava obras em uma região distante de sua sede. Para cumprir o cronograma precisava regimentar pessoal no local. Ocorreu durante todo o tempo, uma série de instabilidade, pois a maioria dos operários pouco ficava no serviço. Isto em muito facilitou o Sr. Egeo para praticar a sua fraude. Sendo o encarregado do canteiro de obras, tinha sob seu direito o comando dos serviços. O Sr. Adniz, chefe de pessoal, elaborava as folhas de pagamento e ficava a cargo do encarregado entregar o ponto e fazer o pagamento do pessoal. Alegava ele que era uma forma de ter um contato amigo, em uma boa hora com o pessoal. Todo mundo fica feliz na hora de receber, escreveu o Sr, Egeo em uma carta a administração da construtora. Passou então a incluir alguns “funcionários fantasmas”. As assinaturas dos recibos ele mesmo forjava, tal como forjava as admissões. Ao chefe de pessoal ele alegava que não se preocupasse com a carteira de todos, pois muitos não possuíam documentos completos. As fichas de pessoal eram então forjadas também. No dia em que o chefe de pessoal suspeitou da manobra do Sr. Egeo, este passou a dividir o dinheiro com ele. A operação então se tornou fácil com dois funcionários em conluio.
...