TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade à Distância

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade à distância 1 - AD1 - 2020.2

O conceito de Gestão Social teve várias concepções de significado ao longo do tempo, devido ao seu grande escopo de atuação em diferentes esferas sociais. Nesse sentido, ao analisar as diferenças tanto conceituais quanto práticas entre Gestão Social e Gestão Estratégica, pode-se ter uma maior compreensão do que se trata cada uma dessas formas de gestão.

A Gestão Social é um tipo de gestão pautada na participação deliberativa de diferentes indivíduos sociais que, através do diálogo e do uso da razão, tomam suas decisões culminando em uma ação social. O campo de atuação da Gestão Social se faz presente tanto no setor privado (relações trabalho-capital) quanto na esfera pública (relação sociedade-estado) A racionalidade comunicativa seria o instrumento através do qual cada indivíduo exporia seus argumentos e suas contra-argumentações sobre os planos de ação apresentados. A responsabilidade de coordenação bem como a avaliação dos planos de ação são responsabilidades dos atores sociais que devem ser acordados entre si. Como exemplo de Gestão Social na administração pública, podemos citar a implementação de um método de tomada de decisão baseado na deliberação dos participantes do grupo levando em consideração a argumentação de cada um dos indivíduos e tendo como prioridade as necessidades coletivas para a implementação de um nova política pública.

De outro modo, a Gestão Estratégica é conceituada como um tipo de ação social que teria como fundamentação os conceitos do utilitarismo, da tecnocracia e da hierarquia ao longo do processo de tomada de decisão. Este tipo de gestão é entendido como inerente à sociedade contemporânea e ocorre tanto no setor público quanto no setor privado. A Gestão Estratégica se contrapõe à Gestão Social na medida em que faz uso da tecnocracia aliada ao autoritarismo hierárquico, impossibilitando o diálogo entre indivíduos livres no processo de tomada de decisão. Nesse sentido, a Gestão Estratégica, tecnoburocrática e monológica, pode ser entendida como antidemocrática. Um exemplo de Gestão Estratégica relacionada à área de administração pública seria a implementação de um plano de metas para a área da saúde sem que seja levado em consideração as demandas dos indivíduos sociais através de uma deliberação pública.

Referências Bibliográficas:

Tenorio, F. G. Gestão Social: uma perspectiva conceitual. Revista de Administração Pública, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com