A Avaliação à Distância Introdução à Economia
Por: Sandero2014 • 5/9/2020 • Trabalho acadêmico • 688 Palavras (3 Páginas) • 143 Visualizações
Avaliação à Distância 1
Disciplina: Introdução à Economia
Valor: (10 pontos) (Prazo de entrega: até 23/02/20, às 23:55) Orientação: não serão aceitas respostas que sejam cópias literais da apostila nem de qualquer outra fonte. Se alunos diferentes tiverem respostas totalmente idênticas, as atividades poderão ser anuladas.
Responda às questões abaixo, levando em consideração o conteúdo das Aulas 1 e 2, incluído os Materiais Adicionais.
Questão 1: Um importante princípio que caracteriza a tomada de decisões individuais diz que “As pessoas enfrentam trade-offs”. Explique. (2,5 pontos)
RESPOSTA: Significa que para que o indivíduo consiga algo que ele almeja, ele precisa abrir mão de outra coisa que também deseja. Esta tomada de decisão impõe a escolha de algo, em detrimento de outro. Por exemplo, quando alguém precisa escolher entre adquirir um bem móvel ou reformar um imóvel. Ao fazer a opção pela aquisição do bem móvel, automaticamente terá menos dinheiro para a reforma do imóvel.
Questão 2: Um importante princípio de economia diz que “O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços”. Explique. (2,5 pontos)
RESPOSTA: O padrão de vida das pessoas está diretamente ligado a sua capacidade de produzir bens e serviços. No caso de economias centralizadas a quantidade de produção é determinada pelos seus planejadores, e o governo é o responsável por organizar a atividade econômica de forma a atender às necessidades da população. Em economia de mercado, quem determina a forma e a quantidade de produção é o próprio mercado, através da decisão das pesssoas e empresas, e este último modelo se mostra mais eficaz para destinar os recursos escassos. Entendemos então que o padrão de vida das pessoas está relacionado à produtividade, e esta sendo maior e em menor tempo, faz elevar o padrão de vida da população.
Questão 3: Apresente os principais tópicos do debate entre a Teoria Keynesiana e o Liberalismo Econômico (Teoria Clássica). (2,5 pontos)
RESPOSTA: Teoria Keynesiana - Possuia a visão de um sistema capitalista profundamente instável, e não acreditava como no Liberalismo Econômico, que a operação “mão invisível” produziria harmonia no mercado. Na crise, a intervenção do Estado através de investimentos, garantia elevados níveis de emprego e para a sobrevivência do capitalismo esse Estado deveria agir com pulso, na regulação das crises. Somente através da efetiva ação do poder público, ocorreriam mudanças no sistema produtivo.
Liberalismo Econômico (Teoria Clássica) - Defendia a emancipação da economia de qualquer interferência oriunda de qualquer meio na economia, em combate ao mercantilismo. Nesta teoria a economia passou a ter total caráter científico, dando ênfase à produção e deixando procura e consumo em segundo plano. fatores como aumento de produção, extensão de sua especialização e acumulação do produto sob forma de capital seriam determinantes para o alcance da riqueza de um país. Esta teoria ignorava crises e ciclos econômicos, onde a oferta deve criar sua própria procura (Lei de Say - pedra angular desta teoria). As idéias de Adam Smith (considerado o pai da ciência econômica) agradavam a Burguesia, pois defendia uma ampla liberdade individual, direito inalienável á propriedade, livre concorrência e a não intervenção do Estado na economia. Smith cria que havia uma “mão invisível” proveniente da providência divina que harmonizavam os conflitos como violência e invasões, injustiças e opressões, etc e que administrar isso, deveria ser funçaõ do Estado.
...