A CONQUISTA DE UM TRABALHO
Por: isabelaaaaa • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 657 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
A CONQUISTA DE UM TRABALHO.[pic 1]
Após a 1° primeira guerra mundial (1914-1918) as mulheres iniciam sua trajetória rumo à oportunidade de trabalho, coisa de difícil oportunidade na época, pois prevalecia a elas a cuidar da prole e fazer com que cada vez mais aumentasse sua espécie, pós este período os homens são encaminhados para a guerra dando então a oportunidade para elas no mercado de trabalho assumindo os lugares dos homens, mas com condições altamente desfavoráveis a elas como, por exemplo, altas jornadas de trabalho e salários bem inferiores aos dos homens coisa bem comum na época, no Brasil na década de 70 o pais passava por uma crise de desemprego onde as pequenas empresas buscavam mal de obra barata onde ali era a porta de entrada as mulheres devido ao baixo salario que recebiam e sem exigir nenhum beneficio.
A partir da revolução industrial algumas coisas foram mudando elas iniciam então uma rebelião em 08 de maço de 1908 em Nova York onde 150 mulheres que ali participavam são queimadas vivas protestando por uma reformulação na jornada de trabalho e melhores condições de trabalho, ficando mais tarde este episodio conhecido como dia da mulher.
Desde então no Brasil e no Mundo a participação das mulheres vem ganhando força, mas nada que ainda supere os homens na escala de cargos executivos, segundo Orson Camargo:
Uma constatação recorrente é a de que, independente do gênero, a pessoa com maior nível de escolaridade tem mais chances e oportunidades de inclusão no mercado de trabalho. Conforme estudos recentes verificam-se, mesmo que de forma tímida, que a mulher tem tido uma inserção maior no mercado de trabalho. Constata-se, também, uma significativa melhora entre as diferenças salariais quando comparadas ao sexo masculino. Contudo, ainda não foram superadas as recorrentes dificuldades encontradas pelas trabalhadoras no acesso a cargos de chefia e de equiparação salarial com homens que ocupam os mesmos cargos/ocupações.
Podemos observar que o estudo e muito importante, pois e com ele que nos conseguimos conquistar um cargo maior dentro daquilo que queremos basta ter força de vontade e determinação, as mulheres tende ainda ser de uma menor participação comparado aos homens, mas estão no caminho para mais uma conquista.
Orson Camargo fala ainda que:
O total das mulheres no trabalho precário e informal é de 61%, sendo 13% superior à presença dos homens (54%). A mulher negra tem uma taxa 71% superior à dos homens brancos e 23% delas são empregadas domésticas. Necessariamente, a análise da situação da presença feminina no mundo do trabalho passa por uma revisão das funções sociais da mulher, pela crítica ao entendimento convencional do que seja o trabalho e as formas de mensuração deste, que são efetivadas no mercado.
A mulher negra ainda tente a ser ainda a mais prejudicada nos cargos altos executivos, pois ainda existir empresas preconceituosas que acreditam que homens ainda são melhores que elas e outros motivos raciais entre outro o que se pode afirmar e que já existe atualmente mundialmente falando empresas que são reconhecidas por ter participação feminina em seus cargos executivos demostrando a força a determinação que elas têm e a politica das empresas nos dias atuais.
Finalizando pode se dizer que as mulheres desdo passado trabalham fielmente para conquistar seu espaço no cargo e na empresa que deseje, sem problema ganhando de forma igualitária para ambos os sexos independentes da cultura racial.
...