A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL À GESTÃO EMPRESARIAL
Por: Leonardo Santos • 2/7/2020 • Trabalho acadêmico • 696 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL À GESTÃO EMPRESARIAL
Edna Fernandes Alves da Costa
Leonardo Henrique Batista dos Santos
Valterli Gomes de Sá
Profª Janete Barboza dos Santos
INTRODUÇÃO
Insira neste quadro APENAS o objetivo geral de sua pesquisa (trabalho). [pic 1] |
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A contabilidade gerencial se conceitua no caminho de produzir informações operacionais e financeiras para os administradores que à utiliza, essas informações tem cunho importantíssimo para a tomada de decisões; decisões essas que servem para alavancar o desempenho da empresa. Segundo Atkinson et al. (2001, p.36), “A contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, relatar, e analisar as informações sobre eventos econômicos da organização.”
Um fator importante quando se estuda a Contabilidade Gerencial, é saber que ela pode ser aplicada não só nas empesas de grande porte, mas também nas pequenas e médias empresas que necessitam da tomada de decisões e/ou até questões no desenvolvimento dos funcionários para que a empresa cresça em ritmo acelerado, mudando assim, até o porte empresarial. Mas, existe uma pequena dificuldade em utilizar a o gerenciamento contábil em pequenas e médias empresas, tendo assim que as decisões precisam ser tomadas rápidas e que tenha rápido resultado.
Gerenciar um investimento de pequeno, médio ou até mesmo de grande porte, requer competência na tomada de decisões, metas claras e definidas, seriedade, bom conhecimento de mercado, no entanto de nada adiantam, todos esses fatores, se o gestor não puder dispor de balanços financeiros e informes contábeis frequentes que possam lhe permitir conhecer o capital de que dispõe em números precisos, bem como uma boa equipe de trabalho. (BOTELHO, 1993, p.50)
A empresa, independente do porte, necessita de informações gerenciais diferentes para cada nível: no nível operacional, essas informações ervem para dinamizar e melhorar as operações; no nível gerencial, serve para que os administradores possam ver a melhor decisão para ser aplicada dentro da empresa durante logo prazo; no nível estratégico, serve para que fiquem identificadas quais as demandas dos clientes para que a empresa possa suprir sua necessidade rapidamente; e no custeio de vendas e clientes, serve para identificar quais as buscas do mercado naquele período. Sendo assim, as informações servem, em tese e em prática, para que a empresa seja cada vez mais rápida mais estratégica e diversificada para adequação a sua clientela.
Quando se fala em “gerencial” pode ser rapidamente trocada por controle, pois as essas palavras tem o mesmo significado quando se fala em Contabilidade Gerencial, como já citada por Martins (2010) que a função de controlar tem significado de reconhecer a realidade, fazer uma comparação de como deveria ser, e elaborar o mais rápido uma estratégia para que os dois andem alinhados.
Como uso prático, a contabilidade Gerencial bem utilizada, poderá reduzir significamente os erros causados pelos funcionários da empresa, bem como os gestores e administradores; reduz também a grandiosidade de um problema que poderá ocorrer; e, muitas vezes, antes de acontecer um problema, as informações gerenciais já previram e muitas das vezes já até o evitaram.
...