A Contabilidade Geral
Por: vanessaFARIA • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.270 Palavras (14 Páginas) • 164 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO ECHAPORÃ
CONTABILIDADE GERAL
ECHAPORÃ – SP
2014
ADMINISTRAÇÃO 2º ANO - NOTURNO
CONTABILIDADE GERAL
DISCENTES
NOME: LUIZ AURÉLIO BARBOSARA: 420199
NOME: VANESSA DA SILVA FARIA RA: 420258
NOME: ESTER CAMPOS DELMONDES RA: 1299747436
NOME: SIMONE PEREIRA DE SANTA RODRIGUES RA: 420253
DOCENTES
TUTOR PRESENCIAL: MAURO CESAR BELOTTI
TUTOR A DISTANCIA: HUGO DAVID SANTANA
Sumário
Introdução 2
Relação de Contas Patrimoniais 3
Classificação de Bens 4
Patrimônio líquido e Situação da Empresa 5
Estruturação do balanço patrimonial 8
Capital social 9
Verificação do balanço patrimonial 9
Resenha: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. 10
Identificar e assinalar com um X na primeira coluna, as contas que NÃO SÃO de resultado. 11
Demonstração do Resultado do Exercício 12
Receitas 13
Plano de conta 14
Balancete de Verificação 17
Apuração dos resultados 18
Conclusão 20
Referencia: 21
Introdução
A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.
Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.
São através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo do seu patrimônio. O patrimônio pode ser um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculados às entidades econômicas administrativas.
Este trabalho se apresenta sob três formas: Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio Líquido. A Contabilidade pode ser definida como um sistema de registros e apuração ou medição da riqueza (LEITE, 1988). Gonçalves e Batista (1996) definem Contabilidade como "ciência que tem por objeto o estudo do Patrimônio a partir da utilização de métodos especialmente desenvolvidos para coletar, registrar, acumular, resumir, e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma pessoa."
A contabilidade, como ciência social aplicada, tem a capacidade para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os acontecimentos que afetam o patrimônio econômico financeiro de qualquer ente. Estas características da contabilidade estão relacionadas à metodologia das partidas dobradas que permite um registro constante e assertivo dos fatos contábeis.
A contabilidade pode ser considerada uma fonte de informação valiosa para uma empresa, pois é alimentada com dados gerados por todos os centros de lucro que a compõem.
São na contabilidade que os fatos ocorridos na empresa se transformam em lançamentos contábeis, que, por sua vez, geram dados que poderão ser transformados em informações gerenciais capazes de dar suporte às mais diversas decisões tomadas pelos administradores, seja a empresa do ramo industrial, comercial ou prestadora de serviços.
Relação de Contas Patrimoniais
Entende-se por Bens as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. Bens Tangíveis tem forma física e são palpáveis: veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, moveis e utensílios, etc. Bens Intangíveis são bem incorpóreos, isto é, não palpáveis, não constituídos de matéria: marcas e patentes.
Entende-se por Direito o poder de exigir alguma coisa de terceiros, podendo ser a favor ou contra a pessoa do proprietário. Ex.: salários à receber, duplicatas à receber, alugueis à receber, etc.
As obrigações são dividas que se tem com terceiros. Bens de terceiros que estão em poder da empresa e são representados pelos débitos. Ex.: duplicatas à pagar, contas à pagar, impostos à pagar, etc.
Bens e Direitos são chamados de Ativos e as Obrigações de Passivo.
Tabela 1. Inovação e Desafio Com. Ltda – Bens, Direitos e Obrigações
Bens – Direitos – Obrigações Contas Valor (R$)
B Caixa 6.000
B Banco conta movimento 250.000
O Fornecedores 480.000
B Imóveis 185.000
D Duplicatas a receber 380.000
O Contas a pagar 55.000
D Títulos a receber 15.000
B Instalações 40.000
B Veículos 75.000
B Estoques – mercadorias 280.000
B Moveis e Utensílios 43.000
B Terrenos 50.000
B Estoques – Materiais Escritórios 8.500
O Alugueis a pagar 3.000
O Impostos e Taxas a recolher 101.000
D Diferido 25.000
O Seguros a pagar 4.000
B Computadores
...