A DIFERENCIAÇÃO ENTRE CUSTOS DESPESAS E INVESTIMENTOS
Por: wdsuzano • 11/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 566 Palavras (3 Páginas) • 397 Visualizações
Curso: Administração noturno 2º/3º Semestre
Disciplina: Contabilidade de Custos
A DIFERENCIAÇÃO ENTRE CUSTOS, DESPESAS E INVESTIMENTOS
Leia o capítulo sugerido e na seqüência, redija um texto em que desmistifique e esclareça os seguintes aspectos:
1 – Qual a relação do custo com o produto e qual a sua relação com os estoques de produtos acabados, com os estoques de produtos em elaboração e com o ativo circulante?
O custo esta diretamente relacionado com o produto, compreendendo a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos em sua fabricação. O custo ira integrar o produto e quando finalizado e estocado para venda posterior ira aumentar o Ativo Circulante da empresa
2 – Qual a relação das despesas com o lucro?
A despesa reduz o lucro devido aos gastos com consumos de bens e serviços com a área administrativa, financeira e comercial que, diretamente ou indiretamente buscam a obtenção de receitas.
3 – Qual a relação das despesas com o Patrimônio Líquido?
A despesa quando contabilizada e paga a vista, causa a diminuição do Ativo da empresa pela saída de dinheiro. Quando contabilizada e paga em um período posterior ira aumentar o Passivo da empresa pela divida assumida, causando assim uma função negativa no Patrimônio da empresa. Desta forma as despesas causam a diminuição do Patrimônio Liquido em conseqüência da redução do lucro.
4 – O que diferencia um custo de uma despesa e de um investimento?
De forma geral os termos custo, despesa e investimento são classificados pela contabilidade de custo como gastos no processo produtivo, porem possuem conceitos distintos que os diferenciam:
CUSTO: Possui significado abrangente que compreende o montante dos gastos com bens e serviços, aplicados diretamente na fabricação de um produto ou prestação de serviço e que fazem parte do produto ou agrega valor a este. Estabelecendo o custo de produção podemos determinar o preço de venda ao mercado do bem em questão. O custo integra o produto e será recuperado com a venda do produto.
DESPESA: Caracteriza-se pela obtenção de bens e serviços aplicados nas áreas administrativa, comercial ou financeira, gastos os quais não se consegue diluir seus valores aos produtos finais. A despesa reduz o lucro visando o resultado não sendo recupera na venda do produto.
INVESTIMENTO: O investimento são os gastos com aquisição de bens de aplicação, troca, transformação ou consumo que inicialmente serão mantidos em estoque para que futuramente seja negociada, integrada a produção ou consumidos.
Cite, no mínimo, três exemplos de cada: custo, despesa e investimento.
CUSTO:
1 – Aquisição de matéria prima para uso imediato no processo de fabricação.
2 – Pagamento de aluguel, conta de água e energia elétrica da fabrica.
3 – Pagamento de mão de obra e encargos dos funcionários da produção.
DESPESA:
1 – Combustível gasto por vendedor.
2 – Aquisição de impressos e materiais de escritório para área administrativa.
3 – Depreciação de equipamentos da área comercial.
...