TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinâmica de Aula

Por:   •  31/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

Dinâmica dos seis chapéus

A técnica dos seis chapéus foi proposta originalmente por Edward de Bono, um psicólogo inglês que dedica sua vida a estudar os processos de pensamento. A técnica visa a reduzir as barreiras do pensamento e da criatividade, partindo da premissa que o problema principal está na ênfase em buscar – e apontar – defeitos nas idéias e soluções apresentadas, em vez de, juntos, tentar incorporar melhorias. Sua adoção está condicionada ao atendimento de três condições básicas:

a) Uma ideia a ser analisada;

b) Um grupo de pessoas;

c) Um mediador.

Por meio de 6 chapéus coloridos, os quais representam metáforas para os tipos de abordagem que as pessoas devem ter, a técnica segue uma simples dinâmica: todos devem usar, simultaneamente, o chapéu indicado pelo mediador e oferecer sua contribuição baseados no sentimento representado pela cor de seu chapéu. O chapéu branco é o chapéu do apresentador do trabalho. Os demais serão alocados para cada apresentação.

DINÂMICA SEIS CHAPEUS

1. CHAPÉU BRANCO: fatos e números.

Com este chapéu, os participantes devem apresentar apenas fatos e números. Opiniões são proibidas. É útil para transmitir informações básicas para equalizar o grupo. Neutro e objetivo, o branco se preocupa com fatos objetivos e as ideias referentes a estes fatos.

• Objetividade e imparcialidade • Análise de dados e fatos presentes • Separação do que é real e visível do irreal e não comprovado • Demonstração de paz e tranquilidade                       • Facilidade para negociar

2. CHAPÉU VERMELHO: emoção e intuição.

Utilizando este chapéu, os integrantes do grupo devem explicitar seu sentimento sobre o assunto debatido. Devem explicitar o que gostaram e o que não gostaram. Uso de palpite e intuição. Espaços para as emoções

3. CHAPÉU AMARELO: pontos positivos.

Aqui, os participantes devem apresentar pontos fortes e oportunidades sobre o tema. • Investigação de probabilidades positivas • Visão de ganhos e vantagens • Estimulação do pensamento lógico-positivo     • Busca de oportunidades

4. CHAPÉU VERDE: criatividade e novas ideias.

Este chapéu serve para que todos os participantes se abstraiam do problema e explorem novas perspectivas sobre as propostas, seus efeitos e aplicações alternativas ao que está analisado. • Facilidade na geração de ideias      • Presença de imaginação • Incentivo a novas tentativas • Criatividade e ousadia

5. CHAPÉU PRETO: pontos negativos e perigos.

Devem ser apresentados os riscos, eventuais impactos em outras atividades não diretamente relacionadas, possíveis prejuízos etc. • Facilidade de argumentos • Busca de riscos e falhas • Sinalização de perigos • Verificação do que é falso e incorreto • Indicação de falhas: cautela

6. CHAPÉU AZUL: regras do jogo, controle e foco.

No início, ele serve, por exemplo, para explicar a dinâmica de trabalho, distribuir os minutos para cada cor e relembrar a todos o objetivo do grupo. No final, é utilizado para resumir os pontos abordados, encaminhar pendências e, claro, tomar decisões. • Planejamento e organização  • Estruturação e redirecionamento do grupo • Atenção para o contexto                  • Avaliação de propostas • Síntese e conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com