A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CONSUMISMO
Por: ana.silvaa • 5/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 490 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CONSUMISMO
Políticas Sociais e Ambientais
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CONSUMISMO
Políticas Sociais e Ambientais
Trabalho apresentado ao Curso da Faculdade ENIAC para a disciplina Políticas Sociais e Ambientais.
Prof. Rosana Quitério.
Guarulhos
2015
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
Nos dias de hoje o jovem e a criança é tudo aquilo que o consumismo sempre sonhou, ou seja, está dentro de uma das formas criadas pela indústria cultural para ser considerado normal. A mídia vem distorcendo a visão das pessoas sobre o que acontece no mundo, mostrando fragmentos e realizando polêmicas cheias de ilusões para que todos enxerguem tudo da forma como eles querem.
Realmente as pessoas não tem o controle sobre seu próprio consumismo, estão comprando compulsivamente, pensando que precisam de sempre mais, deveriam fazer uma breve separação do que realmente precisam e do que não será necessida, na mídia tudo realmente se centra nas propagandas induzindo as próximas gerações. De fato, o maior desafio está em criar condições culturais e sociais de respeito a esse público. As crianças são prejudicadas em seu desenvolvimento por problemas como obesidade, ou exposição precoce a formas e atitudes adultas. As pesquisas apontam que as crianças influenciam no consumo das famílias, e com isso criando um tipo de consumismo totalmente alienado. A maior informação que podem transmitir neste momento as nossas crianças e a sociedade em geral é de uma educação onde o consumo deve ser do que é somente necessário, de que existe um planeta que esta morrendo e que a sua maior riqueza a biodiversidade, e seus recursos dependem da nossa educação e conscientização para que não acabe, uma educação não somente em palavras,e sim em ações,atitudes,praticas,uma mudança rápida e eficaz.Por fim, precisamos estar atentos e assumir nosso grau de responsabilidade na batalha pela formação e educação de uma cultura de paz, pautada em valores positivos como amizade, ética, cooperação e solidariedade da sociedade. Não podemos deixar de cobrar dos setores responsáveis posturas de regulamentação e uma fiscalização maior das normas que já existem. A mídia e a publicidade têm esse papel a cumprir, assim como os pais,a escola, família, os políticos, enfim, todos os setores da sociedade, a educação comunitária e mudança cultural é o primeiro passo rumo a uma sociedade melhor e solidaria.
Conclusão: Com base na leitura do livro e no video assitido, ficou bem nitido que vivemos em uma população controlada pelo consumismo as pessoas não conseguem diferenciar necessidades do que precisam, e acabam entrando em um circulo vicioso de consumismo, e passando essa criação para seus filhos ou seja nunca teremos um fim, e as próximas gerações so tem á piorar pois a cada dia o consumismo vem aumentando e liderando rankings na sociedade. E por fim nossa população fecham os olhos para o meio ambiente e focam em outras coisas não são necessarias, mas acabam esqueçendo que nossa fonte de vida depende da forma de como o meio ambiente é tratado, pois embreve causará grandes impactos á todos nós.
...