A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CONSUMISMO: PONTOS ANTAGÔNICOS DA HISTÓRIA
Por: MRG1967 • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 859 Palavras (4 Páginas) • 236 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS – PORTIFOLIO I
MARCOS ROBERTO GOMES – RA 237782015
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CONSUMISMO
políticas sociais e ambientais
...............................................................................................................................
GUARULHOS
2015
MARCOS ROBERTO GOMES
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CONSUMISMO
políticas sociais e ambientais
Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais - EAD da Faculdade ENIAC para a disciplina Políticas Sociais e Ambientais.
Prof. SIMONE DE MORAES SIQUEIRA
GUARULHOS
2015
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
Tema:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CONSUMISMO: PONTOS ANTAGÔNICOS DA HISTÓRIA
Problemática:
Analisando o uso maciço do marketing, empresas tem induzido os seres humanos em toda a parte do planeta a se tornarem consumistas compusivos sem conhecerem o que ocorre por traz dessa movimentação de bilhões de dólares.
Nós, adultos conscientes, devemos exemplificar de modo que haja a compreensão das crianças que o consumo desnecessário e descontrolado, apesar de trazer benefícios do desenvolvimentpo econômico para muitas regiões, é o grande responsável pelas maiores tragédias ambientais.
As empresas apostam em aguçar o desejo das crianças, pois não sabem discernir os impactos que o consumo gera ao meio ambiente.
Há também a provocação dasmulheres em consumir cada vez mais produtos de todos os tipos, pois se dedicam a estudar o tempo obsolescência de cada um, sabendo que, ao criarem materiais com tempo determinado de validade, a substituição por um novo, é praticamente obrigatória e imposta. Isso geram a continuidade de ganhos exorbitantes por parte das empresas em detrimento da dilapidação da natureza e seus finitos recursos.
Vídeo: Criança, A Alma do Negócio www.youtube.com/watch?v=KQQrHH4RrNc
Estudo de Campo: Controle de Gases Poluentes
Todas as nações precisam concluir que somente unidas em um mesmo propósito, chegaremos a um controle e redução dos poluentes que são lançados no ar diariamente, prejudicando a qualidade de vida no planeta. Todos somos cúmplices de uma mesma degradação.
Considerando que os poluentes são mais quentes que o ar, certamente sobem para as camadas mais altas da atmosfera mas não se dispersam. Mesmo em cidades com poluição dos automóveis e muitas indústrias ou no campo, com muitas manadas, os poluentes não desaparecem automaticamente no ar. O mesmo se dará com o lixo dos aterros sanitários ou dejetos lançados nas águas dos rios, represas e mares. Tudo tende a não desaparecer por si só sem que o homem necessite interferir no processo e mudar seus maus hábitos.
Conclusão: É de responsabilidade dos governos fazer com que cada cidadão seja instruído e conduzido a respeitar e preservar o meio que vive, cobrando das indústrias a devida adequação para liberarem o mínimo possível destes poluentes a fim de não danificarem de forma acentuada a camada de ozônio.
Fontes: Controle de poluição do ar http://www.institutoecofaxina.org.br/2010/01/2401 2010-por-william-rodriguez-schepis.html0 http://campeche.inf.furb.br/sias/saude/Textos/polui cao_ambiental.htm0 Google Imagens
...