A ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E ARTICULAÇÃO NOS FLUXOS DE ACESSO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE TEIXEIRA DE FREITAS - BA.
Por: magvaladares • 27/10/2017 • Projeto de pesquisa • 5.858 Palavras (24 Páginas) • 515 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CURSO DE MICROPOLÍTICA DA GESTÃO E DO TRABALHO EM SAÚDE
MARIA ALICE GONÇALVES VALADARES
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E ARTICULAÇÃO NOS FLUXOS DE ACESSO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE TEIXEIRA DE FREITAS - BA.
Niterói, RJ
2017
MARIA ALICE GONÇALVES VALADARES
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E ARTICULAÇÃO NOS FLUXOS DE ACESSO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE TEIXEIRA DE FREITAS - BA.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Especialização Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde, como requisito à obtenção do título de especialista.
Orientadora: Rita de Cássia de Sousa Nascimento
Niterói, RJ
2017
MARIA ALICE GONÇALVES VALADARES
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E ARTICULAÇÃO NOS FLUXOS DE ACESSO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE TEIXEIRA DE FREITAS - BA.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Especialização Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde, como requisito à obtenção do título de especialista.
Aprovada em _______ de _______ de 2017.
BANCA EXAMINADORA
______________________________________________________________
1º membro da banca - Rita de Cássia de Sousa Nascimento
_______________________________________________________________
2º membro da banca
AGRADECIMENTOS
A DEUS que encontrei forças, persistência e a graça de ter realizado mais este projeto de vida tanto profissional quanto pessoal.
Aos meus familiares que me incentivaram a realizar mais essa etapa da minha vida, obrigada pela paciência, compreensão durante este percurso.
A Secretaria de Saúde por ter dado o consentimento para realizar esta pesquisa, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde do município.
A orientadora Rita de Cássia de Sousa Nascimento com sua atenção me orientou nas dúvidas e no andamento do projeto de intervenção, com as atividades e discussão sobre as etapas deste TCC, me direcionando para a realização do objetivo proposto.
E por fim, a Universidade Federal Fluminense por ter possibilitado essa oportunidade de ensino e aprendizagem para a investigação do conhecimento científico.
RESUMO
Este trabalho busca dar ênfase à importância de um sistema de comunicação de rede aos serviços de saúde de Teixeira de Freitas. Tendo como problema priorizado a desarticulação dos serviços de Saúde, promovendo a desorganização do fluxograma referente ao acesso dos serviços de saúde de Teixeira de Freitas-BA. Sobre os nós críticos escolhidos, o objetivo central será o de promover um diálogo a cerca do acesso dos serviços de saúde, possibilitando à organização dos fluxos de atendimento, propondo assim, a implantação e/ou a reavaliação de um sistema de comunicação na rede de saúde que estabeleça a escuta e o diálogo nas recepções das Unidades Básicas de Saúde, bem como na mídia escrita e falada do município. O que possibilitou reforçar este estudo acerca do problema priorizado foi à utilização dos seguintes teóricos: Reis (2010), Feuerwerker (2014), Oliveira (2004), Ministério da Saúde (2006). Diante dos estudos realizados nesta pesquisa, considera-se que as ações e as estratégias pensadas foram fundamentais para analisar o problema priorizado, bem como a discussão para conhecer e compreender a desarticulação da comunicação, promovendo o fluxograma referente ao acesso dos serviços de saúde de Teixeira de Freitas-BA. Espera-se que este estudo contribua para reflexões, efetivação das ações de intervenção e estratégias de comunicação que gere o uso de forma eficiente do sistema de comunicação de rede dos serviços, visando à escuta ativa e o suporte para o atendimento dos serviços de saúde de Teixeira de Freitas e seus usuários.
Palavras - chave: Estratégias de Comunicação; Fluxos de Informação; Serviços de Saúde.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
CMS - Conselho Municipal de Saúde
RAS – Rede de Atenção a Saúde
UFF – Universidade Federal Fluminense
UBS- Unidade Básica de Saúde
ESF- Estratégia e Saúde da Família
HMTF- Hospital Municipal de Teixeira de Freitas
UMMI- Unidade Municipal Materno Infantil
UPA- unidade de Pronto Atendimento
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
1.1 Descrição do território e contexto 10
2 DESENVOLVIMENTO 15
2.1 Identificação, explicação e análise do problema 15
2.2 Proposta de Intervenção 19
2.3 Proposta de Avaliação das Ações Planejadas 24
2.3.1 Proposta de acompanhamento e gestão do plano 24
3 CONCLUSÃO 26
4 REFERÊNCIAS 27
1 INTRODUÇÃO
Por meio deste projeto de intervenção, é possibilitada aos leitores a oportunidade de conhecer algumas propostas que irão contribuir para a articulação e organização do fluxo de acesso aos serviços de saúde de Teixeira de Freitas.
A comunicação é a forma das pessoas expressarem seja através de gestos, da oralidade ou até da escrita alguma mensagem que tem como elementos principais para o circuito da comunicação, o referente, o emissor, a mensagem, o receptor, o canal e os códigos. Assim, através de um canal, o emissor transmite ao receptor, em código comum, uma mensagem que pode reportar-se a um referente. Segundo REIS (2010) “a comunicação interpessoal é um padrão de interação que define a relação e liga as pessoas umas às outras” (p.16).
...