A ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Por: frazatto • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.474 Palavras (6 Páginas) • 264 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nesta ATPS (Atividades prática supervisionada), iremos estudar e conhecer um pouco das estruturas de demonstrações financeiras utilizado em todo processo contábil das empresas, será efetuados calculo de análise horizontal e vertical do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício ( D.R.E ), tendo como exemplo a empresa Natura Cosméticos S.A que contratou a Consultoria Frazatto que está há 16 anos no mercado buscando soluções financeiras para o desenvolvimento de empresas. Para a empresa Natura será levantados dados e comparação dos anos 2012 e 2013 os rendimentos, lucros, despesas entre outros.
Com isso será apresentado também às técnicas de analises por índice de todos os cálculos e conteúdos sobre estrutura, liquides, rentabilidade e dependência bancária, imposto a pagar, salários e encargos, imposto de renda e duplicata a pagar e etc. Os métodos de analise de demonstrações financeiras podem possibilitar aos gestores e usuários internos e externos das demonstrações contábeis, importantes informações possibilitando a visão estratégica para a melhor forma de tomar a decisão.
ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇOES FINANCEIRAS
ESTRUTURA DO ATIVO
No grupo do ativo estão representados os bens e direitos que determinada empresa possui; Na legislação brasileira, o Ativo está dividido em 3 grupos, sendo eles Circulante, Realizável a Longo prazo e Permanente;Os 3 grupos do Ativo definem prazos diferentes para a realização de cada ativo. Realizar um ativo significa transformá-lo em dinheiro.
Ativo circulante
No ativo circulante encontram-se as obrigações que a empresa tem para com terceiros em curto prazo; dentro do ativo circulante podemos encontrar como principais contas: os Adiantamentos de Clientes, Salários e Encargos, Fornecedores, Impostos a Pagar, Empréstimos Bancários, Contas a Pagar e Imposto de Renda.
Ativo realizável a longo prazo
São os ativos que serão recebidos a longo prazo(ou seja após 1 ano). Uma de suas principais contas é o Créditos de Coligadas.
Ativo permanente
Os Ativos permanentes são os ativos de uso e utilização nas atividades da empresa e na qual sua realização é demorada. Dentro do Ativo permanente podemos encontrar as contas: Investimentos em Coligadas e Controladas, Imobilizados.
ESTRUTURA DO PASSIVO
Na estrutura do passivo estão representadas as dividas e obrigações que a empresa tem com terceiros. O Passivo também é divido em três grupos, sendo eles circulantes, exigível a longo prazo e patrimônio liquido.
Passivo circulante
Nele constam as dividas das organizações para com terceiros a longo prazo; podemos citar como principais contas: Fornecedores, Salários e Encargos, Contas a Pagar, Adiantamentos de clientes e Imposto de Renda, Empréstimos Bancários.
Passível exigível a longo prazo
No passivo exigível a longo prazo encontram-se as obrigações que a empresa tem que pagar a longo prazo(após um ano). Suas principais contas são: Impostos Parcelados, Financiamentos e Dívidas de Concordata.
Patrimônio liquido
No Patrimônio Liquido podemos encontrar os recursos os quais são de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para uso próprio. Suas principais contas são: Reservas de Capital, Reservas de Lucros, Capital Social e Lucros Acumulados.
Qual a finalidade das demonstrações de resultados?
Através da Demonstração de Resultado pode-se observar que: as receitas são fontes de recursos, despesas e Custos são aplicações de recursos. Diferentemente do Ativo e Passivo, que demonstram os saldos de cada conta, a Demonstração de Resultados demonstra a soma dos valores do período.
A Demonstração de Resultados é elaborada com o objetivo de mostrar os resultados, isto é, lucro ou prejuízo; sendo que sua principal informação é o resultado final.
ANALISE VERTICAL
Permite verificar a participação relativa de cada conta do grupo no total dos recursos, além de demonstrar a estrutura econômico-financeira da empresa.
Analise horizontal
Através dessa analise podemos verificar a evolução das receitas e despesas conforme o período desejado, avaliando o retorno ou o prejuízo que determinados investimentos geram.
Considerações da tabela do passo 3 em anexo
Houve um aumento considerável no passivo circulante na parte de empréstimos e financiamento, tanto quanto nas obrigações tributarias devido ao investimento da empresa em imobilizados.
A empresa obteve também uma pequena queda no seu lucro liquido, porem com o investimento feito em imóveis, intangível e outros ativos seu retorno chegara a longo prazo.
Nas receitas operacionais, pode se notar um aumento de 125,10% porem as despesas o acompanharam com um aumento de 123,13% anulando assim sua visibilidade no final do exercício.
No ativo circulante pode-se perceber um aumento tanto de instrumentos derivativos quanto em outros ativos circulante gerando uma melhora de 156,12% no seu ativo, demonstrando que a empresa esta investindo cada vez mais.
QUADRO RESUMO DOS ÍNDICES
Índice Índice Fórmula Interpretação
Estrutura de Capital Participação de Capitais de Terceiros PC + ELP x 100
Passivo total Indica qual a “dependência” dos negócios em relação a recursos de terceiros (bancos, fornecedores, recursos trabalhistas e tributários).
Composição do endividamento Passivo circulante x 100
Capital de terceiros Mostra a relação entre
...